Araraquara Agora Publicidade 728x90
04/03/2024 às 08h39min - Atualizada em 04/03/2024 às 08h39min

Basílica São Bento de Araraquara terá Dia Estadual de Comemoração

Projeto foi aprovado pela Alesp; data escolhida é o 11 de julho, dia do padroeiro de Araraquara

Foto: Marcos Fernando Berger Carvalho

Leia ainda:
Teatro, hip-hop e artes visuais: veja como se inscrever para as Oficinas Culturais de Araraquara.
Entenda o golpe bancário que fez comerciante de Araraquara perder R$ 46 mil.




A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo de forma conclusiva, o Projeto de Lei 952/2023, de autoria da deputada Márcia Lia (PT), que institui o “Dia Estadual da Comemoração da Basílica Menor São Bento de Araraquara”. O projeto foi aprovado no dia 27 de fevereiro. Vale lembrar que a data escolhida é o 11 de julho, dia do padroeiro de Araraquara.

 

Segundo o documento, como um dos principais cartões-postais da cidade, a Basílica desempenha um papel de “grande importância como a paróquia mais antiga da Diocese de São Carlos”.

 

A Basílica São Bento é um marco histórico e espiritual para a comunidade. O acervo da igreja inclui imagens de São Bento, São José, Nossa Senhora, Sagrado Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria, com mais de 130 anos, além de outras imagens e objetos centenários, bem como uma relíquia de segundo grau do padroeiro”.
 

 

Duas mil pessoas

 

A igreja tem capacidade para acomodar 2 mil pessoas sentadas, com um coro que comporta 700 pessoas. São celebradas duas missas de segunda a sexta-feira, três missas aos sábados e três missas aos domingos para atender aos fiéis. Essas celebrações atraem cerca de 3500 fiéis. “Além disso, o pároco realiza visitas aos enfermos nos hospitais e exéquias. Anualmente, são realizados aproximadamente 450 batizados e mais de 50 casamentos”, diz o documento.

 

Essa celebração anual também promoveria o turismo religioso e cultural na cidade, atraindo visitantes e fortalecendo a economia local. Além disso, serviria como um momento de união para a comunidade católica, reforçando os laços de fé e celebrando a trajetória da Basílica São Bento”.
 

 

O PL 952/2023 foi aprovado pela Comissão de Educação e Cultura. Que este dia marcado no calendário seja uma oportunidade para celebrarmos não apenas a beleza do nosso patrimônio, mas também os valores que ele representa”, ressalta Márcia Lia.

 

Agradeço a todos que contribuíram para tornar essa lei uma realidade e convido a todos a participarem das futuras celebrações em honra à Basílica Menor São Bento. Que possamos continuar a cultivar e fortalecer nossos laços comunitários e espirituais”.
 




Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90