Araraquara Agora Publicidade 728x90
05/04/2024 às 10h05min - Atualizada em 05/04/2024 às 10h05min

Dia Mundial da Saúde: não cuidar dos rins pode gerar graves consequências

Nefrologista reforça os cuidados necessários e a importância de um estilo de vida saudável

Foto Ilustrativa/Freepik
  • Quer ficar por dentro das últimas novidades em tempo real? Participe da nossa Comunidade do WhatsApp.
  • Siga nossas redes sociais Facebook Instagram.


Leia Ainda:
Dia Mundial da Saúde: entenda como o estilo de vida influencia no funcionamento do coração.
Abril Azul: Especialista explica importância de abordar sintomas e tratamentos do espectro autista.




Neste dia 7 de abril é o Dia Mundial da Saúde. O objetivo da data é conscientizar a população sobre os benefícios de fortalecer e manter o corpo humano em boas condições. Segundo o nefrologista Henrique Carrascossi, a data também serve como oportunidade para reforçar a importância do cuidado com a saúde renal.

 

“Os rins desempenham um papel vital no funcionamento do organismo, sendo responsáveis pela filtragem do sangue, remoção de resíduos e regulação dos níveis de fluídos e minerais. No entanto, muitas pessoas negligenciam a saúde renal, o que pode resultar em sérios problemas de saúde”, diz Carrascossi.
 


Dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) mostram que 3,1 milhões de pessoas em todo o mundo vivem com algum tipo de doença renal, com uma em cada dez mortes por ano sendo atribuídas à doença renal crônica. Aspecto que levou a DRC a ser colocada como 7ª principal causa de morte em todo o mundo.


Ainda segundo a SBN, entre 80 e 95% dos pacientes não têm conhecimento do seu diagnóstico, indicando que muitas pessoas perdem a vida devido a falta de oportunidades de detectar precocemente o problema e receber o tratamento adequado. “Daí a importância em adotar um estilo de vida saudável que ajude a prevenir a condição”, diz o nefrologista.




Cuidados adequados

 


Para Henrique Carrascossi, é importante incluir hábitos saudáveis na rotina diária de forma que eles se tornem apenas uma parte comum do dia a dia. “Uma dieta equilibrada, rica em frutas, vegetais e fibras, aliada à ingestão adequada de água e à prática regular de atividades físicas, pode ajudar a prevenir doenças renais”.


Além disso, Carrascossi também alerta para o perigo do consumo excessivo de sal, açúcar e alimentos processados, que podem sobrecarregar os rins e aumentar o risco de desenvolvimento de doenças renais crônicas.

 

Outra recomendação é estar atento aos sinais de alerta, como mudanças na frequência urinária, inchaço, fadiga e dor lombar. Ao aparecimento destes sinais, é importante procurar atendimento médico”.
 


Diante desse cenário, o nefrologista reforça que o Dia Mundial da Saúde é mais uma data especial que precisa ser amplamente explorada, pois ajuda a fornecer orientações de prevenção e bons hábitos de saúde que podem fazer uma grande diferença no bem-estar e até mesmo na longevidade das pessoas.




 

  • Henrique Carrascossi é médico nefrologista formado pela Faculdade de Medicina de Catanduva, com residência médica e título de especialista em nefrologia pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) e Associação Médica Brasileira (AMB).
  • Atualmente, é preceptor do internato médico da Universidade de Araraquara (UNIARA) e do programa de residência médica em clínica médica da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).
  • Também atua como médico coordenador assistencialista da enfermaria de clínica médica do Hospital de Ensino e da unidade de urgência e emergência da Santa Casa de Araraquara, além de coordenar o Instituto do Rim Carrascossi, onde oferece a seus pacientes o diferencial da diálise peritoneal (em substituição da hemodiálise).

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90