Araraquara Agora Publicidade 728x90
16/04/2024 às 08h55min - Atualizada em 16/04/2024 às 08h55min

Cenário de empreendedorismo feminino demanda cuidados redobrados com a ansiedade

Neuropsicóloga fornece orientações para uma eficiente gestão emocional

Foto Ilustrativa/Freepik
  • Quer ficar por dentro das últimas novidades em tempo real? Participe da nossa Comunidade do WhatsApp.
  • Siga nossas redes sociais Facebook Instagram.



Leia ainda:
Imposto de renda: atenção para os principais aspectos que podem fazer cair na malha fina.
Araraquara terá nova ação itinerante com serviços de documentação de graça; saiba quando e onde.





O empreendedorismo feminino tem ganhado cada vez mais destaque no cenário econômico mundial, com mulheres liderando e impulsionando negócios em diversos setores. No entanto, por trás do sucesso e da determinação das empreendedoras, costuma existir muitos sintomas relacionados a ansiedade.


Pensando nisso, a neuropsicóloga e consultora empresarial Dra. Fátima Corrêa aproveita o Dia Nacional da Mulher, em 30 de abril, para fornecer orientações que auxiliem em uma eficiente gestão emocional. “A pressão e as expectativas associadas ao empreendedorismo, somadas aos desafios específicos enfrentados no ambiente de negócios, podem aumentar significativamente os níveis de ansiedade”.


Ainda segundo a especialista, a preocupação com o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, a busca pela aceitação e reconhecimento, e a gestão de múltiplas responsabilidades também podem sobrecarregar as empreendedoras, afetando sua saúde mental e bem-estar.


Preocupações constantes são comuns. Alguns casos enfrentam até mesmo sintomas físicos, como palpitações, tremores e dificuldade para respirar. “Portanto, uma das primeiras medidas para uma eficiente gestão emocional é desenvolver as habilidades de inteligência emocional e promover o autocuidado, sendo importante reconhecer os sinais de ansiedade para, assim, adotar estratégias eficazes contra o problema”, diz Dra. Fátima.


A neuropsicóloga também destaca a importância de praticar exercícios físicos regulamente, além de uma dieta de alimentação saudável e boas noites de sono.

 

Lembrando ainda de sempre separar momentos do dia a dia para relaxamento e lazer. Os deveres e a rotina são muito importantes, mas também é preciso disciplinar e direcionar com organização as atividades diárias. Tirar um tempo para si mesma é fundamental”.

 



A importância das relações

 


Além disso, a neuropsicóloga enfatiza a necessidade de estabelecer limites claros, tanto no trabalho quanto na vida pessoal, e buscar apoio e orientação quando necessário. Manter um diálogo aberto com amigos, familiares ou profissionais de saúde mental pode ser fundamental para lidar com a ansiedade e obter suporte emocional.


Neste contexto de empreendedorismo feminino e da importância de quando saber procurar ajuda, Dra. Fátima destaca ainda ser fundamental o networking entre mulheres empreendedoras.

 

Compartilhar experiências, desafios e sucessos com outras mulheres pode ser uma fonte valiosa de apoio e inspiração”.
 


Para a especialista, o dia de hoje serve como um lembrete para que as empreendedoras estejam atentas à saúde mental e emocional, buscando estratégias eficazes que ajudem a lidar com a ansiedade e que promovam o bem-estar. Com autocuidado, apoio mútuo e orientação profissional, é possível enfrentar os desafios com mais equilíbrio e resiliência. “Lembrando sempre que o sucesso começa de dentro para fora”.


 

  • Dra. Fátima Corrêa, Neuropsicóloga e Consultora Empresarial, por sua abrangência de especialidades na área da saúde, educação e empresarial, contribui para a atuação na gestão emocional dos colaboradores nas organizações.
 
  • Sempre acredita no poder infinito da mente, portanto, está sempre em busca de aprimorar o seu conhecimento, inibir as impossibilidades de evolução e alimenta a crença de que tudo é possível e transformável.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90