Leia Ainda:
Mudança temporária do local de votação pode ser solicitada até dia 22; saiba como fazer.
Atendimento odontológico gratuito é retomado em Universidade de Araraquara; veja como agendar.
O Dr. Lapena (PL), oficializou, na última sexta-feira (3), sua candidatura à Prefeitura de Araraquara no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A chapa inclui Meire Laurindo (Republicanos) como candidata a vice-prefeita. Vale lembrar que a candidatura de Lapena (PL) será avaliada por um relator da Justiça Eleitoral.
Após esse processo, as informações serão encaminhadas à Receita Federal para a emissão de um CNPJ. Isso permitirá a arrecadação de fundos e a realização das despesas de campanha do candidato.
A Justiça Eleitoral tem até o dia 16 de setembro para julgar e publicar as decisões de todos os pedidos de registro de candidatura para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, incluindo os casos impugnados e os recursos associados.
O médico e ex-vereador recebe o apoio dos seguintes partidos:
Veja o calendário de exames para uso de piscinas do Sesc Araraquara.
Convenção Municipal do PSD
Já o Partido Social Democrático de Araraquara (PSD) realizou na última quinta-feira (1º), a convenção municipal do partido, confirmando a pré-candidatura do advogado Dr. Marcos Garrido à Prefeitura. O evento também oficializou a psicóloga Maria Rita Albachiare como vice na chapa e definiu 19 candidatos a vereador.
Marcos Garrido, que já disputou duas eleições como vereador em 2020 onde foi eleito, mas será a primeira candidatura do advogado ao Executivo.
Pedro Tedde
Pedro Tedde (Novo), foi o primeiro a registrar sua candidatura à Prefeitura de Araraquara no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A chapa do empresário é composta por Anna Paula Agro como vice, inclui 19 candidatos a vereadores e tem apoio do PRD.
Eliana Honain
Recebendo o apoio dos partidos Cidadania, Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Partido Democrático Trabalhista (PDT), Partido Socialismo, Psol, Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Partido Socialista Brasileiro (PSB), Podemos, Progressistas e Rede Sustentabilidade, Eliana Honain (PT) é pré-candidata ao cargo de prefeito de Araraquara, fazendo chapa Federação Brasil da Esperança, composta pelos partidos PT, PCdoB e PV.
No final de julho, o partido realizou convenção municipal onde foi homologada a sua pré-candidatura, além da pré-candidatura do advogado Delorges Mano (MDB) ao cargo de vice-prefeito e os pré-candidatos ao Legislativo Municipal.
Edna Martins declina
Uma das maiores lideranças femininas de Araraquara, Edna Martins, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), abriu mão de sua candidatura para apoiar a chapa de Eliana e Delorges. "Nossa decisão é fundamentada em algumas questões e a principal delas é o cenário mundial e nacional no que diz respeito à democracia”, disse.
Tiago Pires
Também no final do mês de julho, sábado do dia22 , o Partido da Causa Operária (PCO) lançou a pré-candidatura do bancário Tiago Pires (PCO) à prefeitura de Araraquara. Essa é a segunda vez em que Pires é escolhido como pré-candidato da cidade.
“A nossa pré-candidatura irá enfrentar o verdadeiro inimigo do povo brasileiro: os banqueiros”, disse Pires em seu discurso.
Corrida Eleitoral
Até o dia 5 de agosto, partidos e federações poderão realizar convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.
Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral. A propaganda eleitoral terá início no dia 16 de agosto. As eleições municipais serão realizadas no dia 6 de outubro.
Araraquara, cerca de 170 mil eleitores são esperados para votação nas eleições municipais de 2024. Como a cidade ainda não alcançou 200 mil eleitores, a eleição majoritária será decidida em um único turno.
Atualmente são cinco nomes para a disputa:
Vale lembrar que uma pesquisa recente apontou disputa acirrada entre Eliana Honain e Dr. Lapena. Confira os números, AQUI.