16/10/2024 às 11h33min - Atualizada em 16/10/2024 às 11h33min

Prefeito eleito de Araraquara fala sobre desafios financeiros e busca por recursos; 'não dá para esperar janeiro’

Em conversa com o Portal Araraquara Agora, Lapena detalha prioridades para 2025

Direto da Redação

Leia Também:
PAT de Araraquara divulga vagas para balconista de padaria, operador de caixa e promotor de vendas.
CPFL abre 168 vagas de telemarketing em Araraquara e Américo; saiba como se candidatar.




O prefeito eleito de Araraquara, Dr. Lapena (PL), concedeu uma entrevista ao Portal Araraquara Agora, na qual abordou os principais desafios que seu governo enfrentará a partir de 1º de janeiro de 2025.

 

Com 55.970 votos, Lapena conquistou 49,18% dos votos válidos, garantindo sua primeira vitória como prefeito. Durante a conversa com o repórter Flavio Fernandes, com participação do diretor do portal, jornalista Willian Oliveira, Lapena compartilhou suas expectativas e planos para a gestão, destacando as prioridades para o futuro da cidade.

 

Vale lembrar que já foi pubicado, nos Atos Oficiais da Prefeitura, a Portaria que designa a Comissão de Transição de Mandato, que define as regras para o procedimento de transição de governo em Araraquara, tendo o secretário de Governo, Donizete Simioni, como Coordenador e o secretário municipal de Planejamento e Finanças, Antonio Adriano Altieri, como representantes do governo Edinho Silva. E o economista Roberto Pereira, como coordenador e o advogado Robson Ferreira, representantes do prefeito eleito Dr. Lapena.

 

Durante o bate papo com o Portal Araraquara Agora, Lapena disse que já busca recursos, para iniciar obras emergenciais. “Já estamos trabalhando, porque não dá para esperar o primeiro de janeiro, tem muita coisa para ser feita”. Segundo ele, “o dinheiro dos impostos é para pagar os servidores, para pagar essa dívida, é basicamente um custeio”.

 

 

O dinheiro de investimento, nós conseguimos no governo federal e no governo estadual. Resolver a questão da água leva centenas de milhões de reais, nós temos que trocar a malha de praticamente a cidade inteira. Nós já estamos trabalhando”.
 

 

O prefeito Edinho assegurou, recentemente, a conquista de R$ 300 milhões em recursos empenhados para Araraquara. “Esperamos que esse recurso realmente chegue e a gente possa utilizá-lo para fazer essa gestão”, ressalta Lapena.

 

 

Não ajuda a pagar dívida, mas nós conseguimos fazer muitas coisas que são importantes para o município”.
 


 


 

 

A disputa política acabou

 

Dr Lapena ainda deixou claro que a disputa política acabou. “Nós vencemos a eleição e a partir de agora vamos fazer essa governança e os nossos secretários vão fazer a gestão. Precisamos de recurso, porque nós mandamos muito recurso para o governo federal, para o governo estadual”, disse.

 

Em meio à expectativa de mudanças com a reforma tributária, o prefeito eleito de Araraquara, Dr. Lapena (PL), ressaltou a importância dos recursos estaduais e federais para viabilizar investimentos no município. Ele afirmou que, apesar de Araraquara possuir uma arrecadação considerável, a cidade enfrenta dificuldades financeiras que exigem uma gestão austera.

 

Segundo Lapena, é fundamental que a administração consiga economizar recursos para viabilizar melhorias na remuneração dos servidores públicos, no plano de carreira e no fortalecimento da Guarda Municipal. Ele também destacou a necessidade de ampliar benefícios, como o auxílio-alimentação, para melhorar as condições dos trabalhadores municipais.

 

O prefeito eleito afirmou que pretende estabelecer uma relação democrática com os governos estadual e federal para conseguir captar recursos.

 

 

Vamos levar grandes projetos, porque com projetos de grande impacto, os recursos ficam disponíveis e chegam ao município”, declarou.
 

 

Durante a entrevista, Dr Lapena ainda falou de saúde, educação, segurança pública, transporte coletivo e mais. Não assistiu? Veja a entrevista completa:



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »