Aumento de R$ 106
Novo salário mínimo: o que muda no seu bolso?
Em vigor desde 1º de janeiro, reajuste é de R$ 106 em relação ao ano anterior

O novo salário mínimo brasileiro, de R$ 1.518, já está em vigor desde o dia 1º de janeiro de 2025, trazendo um reajuste de R$ 106 em relação ao ano anterior. O aumento promete mexer com o orçamento de milhões de trabalhadores, aposentados e beneficiários de programas sociais em todo o país.
Esse reajuste, que incorpora 4,84% de inflação e 2,5% de ganho real, segue a nova regra aprovada pelo Congresso Nacional, garantindo aumentos reais para o salário mínimo até 2030.
A mudança divide opiniões, já que o índice aplicado ficou abaixo do que seria pela regra anterior, que considerava o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).
Leia também:
- Ferroviária e HEAB divulgam vagas de emprego em Araraquara e Américo.
- Azul e Gol avançam em acordo para possível fusão; entenda.
- SESI, Santa Casa e Unimed anunciam vagas de emprego e estágio em Araraquara; saiba as áreas.
- Novos radares entram em operação nas rodovias da região de Araraquara; confira os locais.
Agora é com você: como esse aumento impacta o seu dia a dia?
O impacto do novo salário não se limita aos trabalhadores: cerca de 59 milhões de brasileiros têm sua renda atrelada a ele, incluindo aposentados do INSS e beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Além disso, ele reflete diretamente nas despesas públicas, com estimativas de economia de R$ 110 bilhões para o governo federal até 2030, segundo especialistas.
Embora o reajuste represente um avanço, ainda não cobre plenamente o custo de vida recomendado por entidades como o Dieese, que calcula o valor necessário para uma vida digna.
Com um histórico de altos e baixos no ganho real desde 2003, o salário mínimo segue como um termômetro do poder aquisitivo no país, mas continua distante do ideal apontado por especialistas para cobrir o custo de vida digno dos trabalhadores.
Fonte: Agência Brasil.
Aumento nos valores do seguro-desemprego
O aumento do salário mínimo traz impactos também nos valores de benefícios sociais, como o abono salarial e o seguro-desemprego. Esse último, fundamental para trabalhadores demitidos sem justa causa, não pode ter valor inferior ao piso nacional vigente.
Embora o governo ainda não tenha divulgado uma nova tabela de cálculo para o seguro-desemprego, continuam vigentes os critérios de 2024, que estabelecem as seguintes faixas:
Até R$ 2.041,39:
- Multiplica-se o salário médio dos últimos três meses por 0,8.
De R$ 2.041,40 a R$ 3.402,65:
- O valor que exceder R$ 2.041,39 é multiplicado por 0,5 e somado a R$ 1.633,10.
Acima de R$ 3.402,65:
- O benefício será fixo em R$ 2.313,74.
É importante lembrar que nenhum trabalhador pode receber um valor inferior ao salário mínimo. Portanto, em 2025, o piso do seguro-desemprego está fixado em R$ 1.518,00. Saiba mais.
Leia também
- Tráfico

VÍDEO: Força Tática prende homem com 2 tijolos de maconha no Parque São Paulo
- Faturamento mensal

Área Azul arrecada R$ 370 mil por mês em Araraquara
- Preso no litoral

Líder PCC de Araraquara é preso em academia no Guarujá
- Educação

CAIC tem falta de professores, diz Secretaria de Educação
- Caso João Vitor

DNA descarta que corpo achado no Pará seja piloto de Araraquara


