Pular para o conteúdo
Quinta-feira, 08 de outubro de 2026
Araraquara Agora
Publicidade

Se aconteceu AGORA, é notícia aqui!

PublicidadeGrupo de WhatsApp do portal
Publicidade
MRV — Residencial Flora
Publicidade

Pesquisa Sincomercio

Araraquara amplia geração de empregos e empresas ativas; construção puxa alta

Cidade somou 119 novos empregos formais e abriu 238 empresas em maio

Geisa Ferreira da Silva|· 4 min de leitura
Araraquara amplia geração de empregos e empresas ativas; construção puxa alta
Araraquara somou 119 novos empregos formais e abriu 238 empresas em maio, impulsionada pela construção civil e pelo dinamismo econômico Foto ilustrativa: Do Portal do Governo.

 

 

SIGA: FACEBOOK E INSTAGRAM

 

 

 

Araraquara segue em recuperação econômica e na geração de oportunidades. Dados divulgados pelo Núcleo de Economia do Sincomercio, com base nos painéis do novo CAGED, PDET e Mapa de Empresas do governo federal, mostram que a cidade apresentou crescimento no número do emprego com carteira assinada e também de empresas ativas no mês de maio de 2025.

 

O levantamento revela que, somente em maio, Araraquara obteve um saldo positivo de 119 postos de trabalho com carteira assinada, resultado de 3.850 admissões contra 3.731 desligamentos. O estoque total de vínculos formais chegou a 85.164.

 

Leia Também

 

A Região Central como um todo, que inclui Araraquara, registrou 343.394 vínculos ativos, com 17.019 admissões e 14.794 desligamentos, e um saldo de 2.225 vagas, representando crescimento de 0,6% no mês.

 

 

Estoque de Vínculos Formais / Número de Empresas Ativas / Pedidos de Seguro-Desemprego – Brasil; Sudeste; Estado de São Paulo; e Região Central – abril de 2025

Fonte: Painel Mapa de Empresas (gov.br). Elaboração: Sincomercio Araraquara

 

 

Emprego formal cresce entre jovens e mulheres

 

Ao analisar os dados por perfil, o destaque ficou para o público jovem. A faixa etária de 18 a 24 anos liderou a criação de vagas, com 122 vínculos positivos. Também se destacaram os adolescentes de até 17 anos (+43) e adultos de 25 a 29 anos (+33).

 

 

Em contrapartida, houve saldo negativo entre os trabalhadores de 50 a 64 anos (-65), 65 anos ou mais (-21) e entre 30 a 39 anos (-3).

 

Outro recorte relevante é o de gênero: as mulheres foram responsáveis por 92 dos 119 novos vínculos, enquanto os homens responderam por 27. Quanto ao grau de escolaridade, os maiores saldos positivos foram registrados entre pessoas com ensino médio completo (+145), ensino fundamental incompleto (+41) e analfabetos (+11). Por outro lado, quem possui ensino superior completo (-29), fundamental completo (-24), superior incompleto (-15) e ensino médio incompleto (-10) apresentaram saldo negativo no mês.

 

 

Construção civil impulsiona o mercado local

 

Dentre os setores econômicos, a construção civil liderou a criação de empregos em Araraquara, com um saldo positivo de 198 vagas, seguida pelo setor de comércio, que criou 72 postos. Já os segmentos de agropecuária (-12), serviços (-23) e indústria (-116) apresentaram quedas.

 

Esse movimento evidencia um reaquecimento no setor da construção, que há meses tem sido um dos pilares da retomada da economia local, impulsionado por obras públicas, investimentos privados e expansão imobiliária.

 

 

Abertura de empresas também avança

 

Outro dado relevante do mês foi o desempenho na criação de novas empresas. Em maio, Araraquara registrou a abertura de 632 CNPJs, enquanto 394 foram encerrados, resultando em um saldo positivo de 238 novos empreendimentos.

 

Com esse crescimento, o número total de empresas ativas na cidade alcançou 35.166 unidades, reforçando o papel de Araraquara como um polo regional de negócios. Junto com São Carlos, que também apresentou bons números, as duas cidades concentram cerca de 50% das 143.806 empresas ativas da Região Central.

 

 

Pedidos de seguro-desemprego aumentam em abril

 

Apesar dos números positivos em maio, os dados referentes ao mês anterior, abril de 2025, revelam uma alta nos pedidos de seguro-desemprego em Araraquara. Foram 1.105 solicitações, um crescimento de 28,9% em relação ao mês anterior, o que representa 25,9% do total de pedidos da Região Central, que somou 4.261 requerimentos no mesmo período.

 

Esse índice corresponde a 1,29% do estoque de vínculos formais da cidade, taxa que, embora significativa, ainda é comparável à de São Carlos, que apresentou 1,06%, e abaixo da de outras cidades da região, como Trabiju (1,24%). Cândido Rodrigues teve a menor taxa regional, com 0,73%.

 

 

Panorama estadual e nacional

 

No contexto mais amplo, o Brasil fechou o mês de maio com um saldo positivo de 148.992 empregos formais, fruto de 2.256.225 admissões e 2.107.233 desligamentos. O total de vínculos ativos no país chegou a 48.251.304, com uma variação de +2,23% no acumulado do ano.

 

O Estado de São Paulo segue liderando em volume de empresas e empregos. Na Região Central, onde Araraquara está inserida, foram 2.299 empresas abertas e 1.438 encerradas, resultando em saldo positivo de 861 novas empresas, além de 4.261 pedidos de seguro-desemprego no mês analisado.

 

A pesquisa foi coordenada por Elton Casagrande. Os pesquisadores foram Maria Clara Kirsch Junqueira e Bruno H. Camacho.

Fonte: Sincomercio Araraquara.

CompartilheWhatsAppFacebookXTelegramE-mail

Leia também

Comentários

O comentário passa por aprovação antes de aparecer. Guardamos apenas o nome e o texto que você escrever.

Publicidade
MRV — Residencial Flora