Pular para o conteúdo
Quinta-feira, 08 de outubro de 2026
Araraquara Agora
Publicidade

Se aconteceu AGORA, é notícia aqui!

PublicidadeGrupo de WhatsApp do portal
Publicidade
MRV — Residencial Flora (2)
Publicidade

Como está o atendimento?

'Não faltam pediatras', diz Prefeitura; vereadora traz relatos de mães sobre dificuldades em Araraquara

Secretaria afirma que quadro de médicos está completo, mas aponta relatos de mães sobre dificuldades no atendimento

Cassiane Chagas|· 3 min de leitura
'Não faltam pediatras', diz Prefeitura; vereadora traz relatos de mães sobre dificuldades em Araraquara
Secretaria de Saúde afirma que quadro de pediatras em Araraquara está completo, mas vereadora questiona relatos de mães sobre dificuldades no atendimento Foto ilustrativa:Tony Winston por Agência Brasília.

 

SIGA: FACEBOOK E INSTAGRAM

 

A presença de médicos pediatras na rede pública de Araraquara é destaque na Câmara de Vereadores após um Requerimento protocolado pela vereadora Filipa Brunelli (PT) no final de julho. No documento encaminhado à Prefeitura, a parlamentar pediu informações sobre o número de pediatras e cirurgiões pediátricos atualmente em exercício e questionou se há déficit de profissionais em relação à demanda da população.

 

Segundo a vereadora, o pedido foi motivado por relatos constantes de famílias que enfrentam dificuldades para conseguir atendimento infantil, principalmente em situações que exigem acompanhamento mais especializado ou avaliação cirúrgica.

 

 

“Nosso gabinete tem sido procurado por mães preocupadas com a falta de pediatras em unidades de saúde do município. Muitas relatam dificuldade para conseguir atendimento, especialmente em casos que exigem acompanhamento mais próximo ou avaliação cirúrgica”, destacou Filipa.

 

No documento, a parlamentar argumenta que as informações solicitadas são fundamentais para que o Legislativo possa fiscalizar e propor medidas que assegurem o pleno funcionamento da atenção básica e especializada para as crianças do município.

 

Leia Também

 

Resposta da Secretaria de Saúde

 

Em resposta, a Secretaria Municipal da Saúde informou que a Atenção Primária à Saúde de Araraquara conta atualmente com 18 pediatras, sendo 15 lotados em Centros Municipais de Saúde (CMSs) e três em Unidades de Saúde da Família (USFs), sem registro de déficit no atendimento.

 

Nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), o quadro também estaria completo, com 23 pediatras, dos quais 18 são vinculados à Fungota e cinco à Prefeitura, atuando em sistema de plantão nas UPAs Valle Verde e Central.

 

Quanto aos cirurgiões pediátricos, a pasta informou que o município dispõe de dois profissionais. Um deles esteve afastado por licença médica durante dois meses, mas já retornou, enquanto a outra profissional está em licença maternidade.

 

Durante esse período, houve represamento temporário de cirurgias pediátricas, situação que, segundo a Secretaria, já foi normalizada com o retorno do profissional afastado. A pasta acrescentou ainda que o Hospital Universitário da UFSCar, em São Carlos, colabora no atendimento, realizando nove cirurgias pediátricas por mês para auxiliar na demanda do município.

 

 

‘Não há déficit de pediatras’, afirma a Prefeitura

 

A Secretaria enfatizou que não existe déficit de pediatras ou cirurgiões pediátricos na rede e que não se faz necessária a contratação emergencial de novos profissionais.

 

 

“Ressaltamos que não há déficit de pediatras ou cirurgiões em relação à demanda atual e não se faz necessária a contratação emergencial de profissionais”, destacou a nota oficial.

 

Segundo a pasta, o quadro de médicos está compatível com as necessidades do município, assegurando a continuidade do atendimento especializado às crianças de Araraquara.

 

 

Divergência entre dados oficiais e relatos

 

Apesar da resposta, a vereadora Filipa Brunelli afirma que os relatos recebidos em seu gabinete apresentam uma realidade diferente da informada pela Prefeitura. “Recebemos constantemente relatos de mães e familiares sobre dificuldades tanto no agendamento de consultas quanto na realização de cirurgias pediátricas”.

 

“Nosso objetivo ao protocolar o requerimento foi justamente compreender de forma mais precisa a situação da rede municipal de saúde. No entanto, diante da divergência entre as informações oficiais e os relatos recebidos, entendemos ser necessário cobrar com maior firmeza a Secretaria Municipal de Saúde, para que apresente esclarecimentos mais detalhados e compatíveis com a realidade vivenciada pelas famílias de Araraquara”, concluiu.

 

 

Fonte: Câmara Araraquara.

CompartilheWhatsAppFacebookXTelegramE-mail

Leia também

Comentários

O comentário passa por aprovação antes de aparecer. Guardamos apenas o nome e o texto que você escrever.

Publicidade
MRV — Residencial Flora