Pular para o conteúdo
Quinta-feira, 08 de outubro de 2026
Araraquara Agora
Publicidade

Se aconteceu AGORA, é notícia aqui!

PublicidadeGrupo de WhatsApp do portal
Publicidade
MRV — Residencial Flora (2)
Publicidade

Grande Apreensão

VÍDEO: Operação São Nicolau avança e quase 30 kg de drogas são apreendidos em Américo

Ação foi realizada pela Polícia Civil na tarde desta terça-feira (30), com apoio dos cães farejadores do BAEP/Canil em área de mata no bairro São Judas

Flávio Fernandes|· 3 min de leitura
VÍDEO: Operação São Nicolau avança e quase 30 kg de drogas são apreendidos em Américo
Foto: Flavio Fernandes/Araraquara Agora
  A Operação São Nicolau, deflagrada pela Polícia Civil no último dia 17 de dezembro, teve um novo e significativo desdobramento na tarde desta terça-feira (30), com a apreensão de quase 30 quilos de drogas em uma área de mata no bairro São Judas, em Américo Brasiliense. A ação contou com apoio do canil do BAEP (Batalhão de Ações Especiais) e ocorreu na Avenida Cidade de Matão, nos fundos da última rua do bairro Renato Marsili, atrás de um campo de futebol e ninguém foi preso.   Segundo informações os investigadores conseguiram identificar o local, através de investigações onde uma grande quantidade de entorpecentes estaria escondida. Com auxílio dos policiais militares e os cães farejadores Bruck e Kira, as equipes localizaram cocaína, maconha, crack, haxiixe, balanças de precisão, além de 54 pinos de cocaína vázios, máquina de cartão, materiais para embalo e outros insumos usados na preparação e distribuição (Veja A Entrevista Abaixo).  
LEIA TAMBÉM
Foto: Flavio Fernandes/Araraquara Agora
Foto: Flavio Fernandes/Araraquara Agora
    Os PMs e policiais civis ainda encontraram 18 munições de calibre 38 e 32, mas nenhuma não havia nenhuma arma. De acordo com o delegado Jesus Nazaré Romão, responsável pela investigação, a área já fazia parte da linha investigativa desde o início da operação.    
“Esse ponto já estava mapeado desde o começo da investigação. Não foi surpresa encontrar a droga ali, porque ele já integrava o contexto da organização criminosa que estamos desarticulando. A operação continua e novas fases devem acontecer”, afirmou o delegado.
    O apoio do BAEP Canil foi considerado decisivo para o sucesso da ação e segundo com o Sargento Fernandes, comandante da equipe do canil, o emprego dos cães acelerou e deu precisão à busca.    
“Trata-se de uma área extensa de mata, sem o auxílio dos cães, a localização seria extremamente difícil. Eles dão dinamismo à operação e tornam o trabalho muito mais eficiente, principalmente em locais de difícil acesso”, explicou.
 
Foto: Divulgação/Polícia Civil
Foto: Divulgação/Polícia Civil
    Na deflagração inicial da Operação São Nicolau, no dia 17 de dezembro, 12 pessoas foram presas e um adolescente apreendido. Com o avanço das investigações e o cumprimento de novos mandados judiciais, o total subiu para 16 e parte deles capturados depois pela Polícia Militar na cidade.   As autoridades reforçam que a operação, segue em andamento e que ainda há mandados de prisão em aberto.  
“Tem mais gente para ser presa, o ano ainda não terminou e as investigações continuam. Novas ações podem ocorrer a qualquer momento”, completou o delegado.
 
Foto: Flavio Fernandes/Araraquara Agora
Foto: Flavio Fernandes/Araraquara Agora
  O material apreendido foi encaminhado para perícia e um boletim de ocorrênca registrado na delegacia de Américo. A Polícia Civil segue trabalhando, para identificiar outros envolvidos no esquema de tráfico de drogas na região.   
CompartilheWhatsAppFacebookXTelegramE-mail

Leia também

Comentários

O comentário passa por aprovação antes de aparecer. Guardamos apenas o nome e o texto que você escrever.

Publicidade
MRV — Residencial Flora