O SIG (Setor de Investigações Gerais) da CPJ (Central de Polícia Judiciária) anunciou na tarde desta sexta-feira (16), que esclareceu o furto ocorrido em uma joalheria do Shopping Jaraguá, no Jardim dos Manacás. O crime aconteceu, na madrugada da última terça-feira (13).
“O Setor de Investigações Gerais da CPJ de Araraquara elucidou o crime de furto de joias e relógios da loja ocorrida no Shopping Jaraguá. As investigações determinaram o autor com a sua qualificação, com o apontamento do modus operandi (como o investigado entrou, o caminho percorrido até a loja furtada e como saiu). Esclarece, ainda, que não fora o furto de grande vulto (valor milionário), sendo furtado joias de prata e ouro, relógios, peças Pandora, peças Swarovski entre outros objetos. No momento é o que a Polícia Civil do Estado de São Paulo pode informar em nota preliminar.”, diz o comunicado divulgado à imprensa.
Durante as investigações já foi possível identificar o autor do crime, bem como todo o modus operandi utilizado na ação criminosa. De acordo com a nota oficial, os investigadores conseguiram mapear como o suspeito entrou no shopping, o trajeto percorrido até a loja e também a forma utilizada para deixar o local após o furto.
Outro ponto destacado pela Polícia Civil é que, diferentemente das primeiras informações divulgadas, o crime não envolveu valores milionários, embora tenha causado prejuízos significativos ao estabelecimento.
Ainda conforme o SIG, entre os itens furtados estão joias de prata e ouro, relógios, peças das marcas Pandora e Swarovski, além de outros objetos de valor comercial. O montante total subtraído não foi detalhado na nota preliminar, mas a corporação fez questão de esclarecer que não se trata de um furto de grande vulto, afastando especulações iniciais sobre cifras milionárias.
As investigações seguem em andamento para a formalização dos procedimentos legais, mas, segundo a polícia, o caso já está tecnicamente elucidado, representando um avanço importante na apuração do crime que gerou grande repercussão em Araraquara.
O furto foi registrado na madrugada de terça-feira (13), em uma joalheria localizada dentro do Shopping Jaraguá, no Jardim dos Manacás. De acordo com boletim de ocorrência, a ação foi planejada e executada de forma silenciosa sem que a segurança do shopping percebesse qualquer movimentação suspeita durante a madrugada.
De acordo com as informações apuradas na época, os criminosos cortaram os fios de energia do estabelecimento, o que provocou o desligamento do sistema de câmeras de segurança da loja. Em seguida, eles acessaram o interior do shopping pelo telhado, utilizando os dutos do ar-condicionado para chegar até a joalheria.
Após invadir o local, os autores reviraram completamente a loja e subtraíram joias, relógios, um aparelho celular e outros itens de valor. A fuga ocorreu pelo mesmo caminho utilizado para a entrada, novamente sem levantar suspeitas.
O furto só foi percebido nas primeiras horas da manhã, quando o proprietário e funcionários chegaram para iniciar o expediente e encontraram o estabelecimento completamente revirado. Diante da situação, a Polícia Militar foi acionada imediatamente.
Durante as diligências iniciais, os policiais militares conseguiram localizar o aparelho celular da joalheria, que havia sido levado pelos criminosos. O dispositivo foi encontrado em uma área de mata próxima à Havan, o que ajudou a direcionar parte da investigação.
A perícia técnica esteve no local ainda no mesmo dia, realizando a coleta de impressões digitais e apreendendo ferramentas deixadas para trás, que teriam sido utilizadas durante a ação criminosa. Esses materiais, foram fundamentais para o avanço das investigações.
O caso foi registrado no Plantão Policial como furto e encaminhado à SIG, onde passou a ser investigado de forma detalhada. Desde então, os investigadores trabalharam para reconstruir cada etapa da ação, o que resultou na identificação do autor e no esclarecimento do crime.
Um dia após o crime, o Shopping Jaraguá também se manifestou oficialmente, confirmando a ocorrência e informando que estava colaborando integralmente com as autoridades.
Em nota, o empreendimento declarou:
“O Shopping Jaraguá Araraquara informa que, na madrugada da última terça-feira, foi registrado um furto em uma joalheria localizada em suas dependências. Todas as providências estão sendo adotadas pelas autoridades competentes e o empreendimento está colaborando integralmente, fornecendo as informações necessárias para o andamento das investigações”.
Com a divulgação da nota da Polícia Civil nesta sexta-feira, o caso ganha um novo desfecho, trazendo mais clareza sobre o que de fato ocorreu e afastando rumores que circularam nos primeiros dias após o crime. A expectativa agora é pelos próximos passos do processo, que devem ocorrer no âmbito judicial.
A Polícia Civil reforça que continua à disposição da população e que informações relevantes podem ser repassadas de forma anônima pelos telefones 181 (Disque-Denúncia) ou 190, com garantia de sigilo.