A FOLIA COMEÇOU!!!
Bloco Ai! Que Preguiça! abre Carnaval de Araraquara; veja fotos
Inspirado em Macunaíma, evento celebra centenário da obra de Mário de Andrade com muita irreverência e cultura popular.

A folia carnavalesca tomou conta de Araraquara neste sábado (14) com a abertura oficial do Carnaval 2026 – Tradição da Alegria. O Bloco Ai! Que Preguiça!, organizado pelo Coletivo Tocaya, reuniu centenas de foliões na Rua Carlos Gomes, atrás da Pista de Atletismo, transformando a região em um verdadeiro palco de alegria e diversidade cultural.

Entre as 18h e 22h, moradores e visitantes puderam aproveitar uma programação que uniu literatura brasileira, manifestações artísticas e ritmos contagiantes.
A festa gratuita, marcou o início de quatro dias intensos de celebração na cidade.
- Carnabes 2026 terá três dias de festa em Boa Esperança do Sul
- Mapa interativo facilita a folia em Araraquara; confira os pontos dos blocos
- Carnaval 2026: confira a programação em cinco cidades da região
- Confira a programação de Carnaval nos bares de Araraquara
Homenagem literária anima foliões
O bloco prestou uma homenagem especial ao clássico Macunaíma, escrito por Mário de Andrade. A escolha não foi aleatória: 2026 marca o centenário da redação da obra-prima do modernismo brasileiro, que tem profunda conexão com Araraquara – cidade onde o escritor passou temporadas e concebeu parte de seu icônico romance.
Com fantasias criativas e intervenções artísticas espalhadas pelo espaço, os participantes celebraram a essência do "herói sem nenhum caráter" em uma atmosfera que mesclou tradição e contemporaneidade. A proposta do Coletivo Tocaya foi justamente resgatar elementos da cultura popular brasileira, promovendo o encontro entre diferentes manifestações artísticas.
Diversidade musical e acessibilidade
A trilha sonora do evento foi marcada pela diversidade de ritmos. Do samba tradicional ao frevo, passando por marchinhas carnavalescas e sons experimentais, o Bloco Ai! Que Preguiça! ofereceu uma verdadeira imersão na riqueza musical brasileira.
Um dos destaques da noite foi o ambiente lúdico e acessível, que permitiu a participação de pessoas de todas as idades. Famílias inteiras, jovens e idosos compartilharam o mesmo espaço em clima de confraternização e respeito às diferenças.
O evento faz parte do calendário cultural oficial do município e foi selecionado por meio de edital público. Cada bloco aprovado recebeu incentivo financeiro de R$ 5 mil, além de apoio estrutural da Prefeitura.
Confira a galeria de fotos completa do Bloco Ai! Que Preguiça! e veja os melhores momentos desta noite de abertura do Carnaval 2026 em Araraquara!
Mais 11 fotos
Leia também
- Agressão grave

Jovem é espancado no Parque da Cidadania e fica entubado
- Trânsito em alerta

Colisão entre Ducati e SW4 deixa motorista gravemente ferido
- Secretaria da Fazenda

Concurso da Sefaz é prorrogado; são 60 vagas com salários de R$ 11,3 mil
- Inscrições Fatec

Vestibular das Fatecs 2027 tem inscrições prorrogadas até 16/11
- Oportunidade

Leilão do governo de SP oferece 543 veículos a preços bem competitivos
- Vai sair do papel

Decreto da escala 6x1 deve sair na segunda-feira, diz Marinho













