Compartilhe!
INSS começa a pagar 13º salário antecipado para aposentados; veja quem recebe primeiro
Primeira parcela é liberada nesta sexta-feira (24)

Aposentados, pensionistas e beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber nesta sexta-feira (24) a primeira parcela do 13º salário antecipado. O pagamento inicial contempla quem recebe até um salário mínimo, dando início a um calendário que deve beneficiar milhões de brasileiros nas próximas semanas.
Ao todo, cerca de 23,3 milhões de pessoas começam a receber os valores já neste primeiro momento. Esse grupo representa aproximadamente 66% dos segurados do INSS, segundo dados mais recentes do órgão. A expectativa do governo é que a antecipação do benefício movimente cerca de R$ 78,2 bilhões na economia, impulsionando o consumo em diversas regiões do país.
Os beneficiários que recebem acima de um salário mínimo, cerca de 11,9 milhões de pessoas, terão acesso à primeira parcela a partir do dia 2 de maio.
- Semana termina com vagas na indústria e educação em Araraquara
- Mutirão da Prefeitura leva serviços gratuitos a moradores de bairro em Araraquara
- VÍDEO: Gangue do quebra-vidro volta a agir e furta loja de roupas na Vila Harmonia
Calendário do 13º do INSS
O pagamento do 13º do INSS será feito em duas etapas. A primeira parcela começa nesta sexta-feira (24) e segue até o dia 8 de maio. Já a segunda parcela será paga entre os dias 25 de maio e 8 de junho.

As datas são organizadas de acordo com o número final do NIS (Número de Inscrição Social) e também conforme o valor do benefício recebido. Tradicionalmente, quem ganha até um salário mínimo recebe antes daqueles com rendimentos maiores.
A primeira parcela corresponde, na maioria dos casos, a 50% do valor total do benefício. Já a segunda parcela pode incluir descontos, como o Imposto de Renda, dependendo da situação do beneficiário.
Antecipação se repete pelo sétimo ano
A antecipação do 13º salário do INSS foi oficializada por decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no fim de março. Esta será a sétima vez consecutiva que o pagamento ocorre antes das datas tradicionais, que costumavam ser em agosto e dezembro.
A medida começou a ser adotada em 2020, durante a pandemia de Covid-19, como forma de estimular a economia. Desde então, a prática tem sido mantida, variando apenas os meses de pagamento.
Nos últimos anos, o cronograma foi ajustado: em 2022 e 2023, os pagamentos ocorreram entre maio e junho; já em 2024 e 2025, foram antecipados para abril e maio, padrão que se repete agora em 2026.
ENTRE EM NOSSO GRUPO DE WHATZAP
Quem tem direito ao 13º do INSS
Têm direito ao 13º salário do INSS aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios, como o auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença). Nesse último caso, o valor é calculado de forma proporcional ao período em que o benefício foi recebido.
Por outro lado, beneficiários de programas assistenciais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a Renda Mensal Vitalícia, não têm direito ao décimo terceiro, conforme determina a legislação vigente.
Além disso, quem começou a receber o benefício após janeiro terá o valor do 13º calculado proporcionalmente ao tempo de recebimento.
Como consultar o pagamento
Os beneficiários podem consultar as informações sobre o pagamento por meio do site gov.br/meuinss. Além do aplicativo Meu INSS, disponível para celulares e tablets, ou pelo site oficial do governo. Para quem não tem acesso à internet, também é possível obter informações pelo telefone 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. Para realizar a consulta, é necessário informar o CPF e confirmar alguns dados cadastrais.
🟡 Esta notícia foi publicada originalmente no grupo do portal Araraquara Agora do WhatsApp. Não está nele? Clique aqui e entre agora: https://encurtador.com.br/EVkIm
Fonte: Agência Brasil.
Leia também
- Gol relâmpago

Vitinho faz gol mais rápido do Brasileirão contra o Corinthians
- Caça nacional

Caça Gripen E montado no Brasil faz primeiro voo em Gavião Peixoto
- Pequenos leitores

Prêmio FliSolzinha tem três vencedores após empate em Araraquara
- Operação Maria Bonita

VÍDEO: DISE prende grupo suspeito de comandar tráfico na zona norte de Araraquara
- Literatura na estrada

Exposições da FliSol sobre Itamar e Djamila já estão em cartaz


