POLÍTICA
Discussão marca final de sessão da Câmara de Boa Esperança do Sul
Veja o resumo da sessão, temas abordados e o debate acalorado após o término do encontro dos vereadores na cidade

A sessão da Câmara Municipal de Boa Esperança do Sul foi marcada por um episódio de tensão ao final dos trabalhos, envolvendo a mãe do vereador Fernando Gica (Republicanos) e o vereador Maurício da Bebel (Progressistas). A discussão encerrou a noite em clima acalorado, após uma série de debates ao longo da reunião dos parlamentares nesta terça-feira (05).
Antes do episódio, os vereadores discutiram temas importantes, com destaque para a votação de um requerimento que solicitava informações detalhadas sobre a aplicação dos recursos do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica). O pedido, apresentado pelo vereador Fernando, acabou sendo rejeitado pela maioria do plenário. Apenas Fernando e Diego Dorado (Progressistas) votaram favoravelmente, enquanto Suzani (Progressistas), Kabal (MDB), Regina (MDB), Maurício (Progressistas), Cris (MDB) e Jora (Progressistas) foram contrários à solicitação.
Durante a sessão, a Câmara também recebeu um ofício da Prefeitura com informações sobre a aplicação dos recursos do FUNDEB em 2025. Segundo o documento, o município registrou receita total de R$ 17.997.609,32, com aplicação de 71,14% na educação, índice que atende às exigências legais. Parte dos recursos foi reprogramada para 2026, dentro do limite permitido pela legislação federal, e os dados completos estão disponíveis no Portal da Transparência.
O tema gerou embates entre os parlamentares. O vereador Fernando questionou os números apresentados e afirmou que, em sua visão, houve descumprimento de regras. Ele também criticou uma live realizada pelo prefeito municipal e declarou que pretende buscar medidas legais para ter acesso a documentos e provas citados pelo chefe do Executivo. Ainda em sua fala, mencionou possíveis descontos indevidos em seu ponto de trabalho e disse que pretende recorrer à Justiça.
- Mulher acusada de tentar matar o marido a facadas é absolvida em Araraquara
- Volta Ciclística vai interditar vias importantes de Araraquara nesta sexta; saiba quais
- Rodrigo Viana estreia série na EPTV sobre origem de craques do futebol
Mais assuntos

Outros temas também foram abordados. O vereador Doradinho anunciou a destinação de R$ 100 mil, enviados pelo deputado estadual Carlão Pignatari (PSD), para ações de castração de animais no município.
A sessão também contou com a apresentação de indicações voltadas a melhorias no município, como implantação de lixeiras, construção de lombadas na Avenida dos Nogueiras e calçamento em um trecho próximo ao Rio Boa Esperança. Além disso, também houve pedido de reinstalação de traves de basquete e espaço para colocação de mastros na quadra da escola "Ana da Cunha Vianna".
Os parlamentares ainda parabenizaram a realização da Olimpíada do Trabalhador, promovida no dia 1º de maio.
A sessão também teve a saída antecipada do vereador Jora, que deixou o plenário antes do encerramento por compromisso previamente agendado.
Além disso, ao longo do encontro, os parlamentares comentaram sobre a realização de um evento de defesa pessoal para mulheres, com o intuito de combater situações de violência doméstica. A organização será feita nos próximos meses, junto ao professor e especialista cursos da área, Fábio Ramos, que, inclusive, é de Boa Esperança do Sul.
Discussão após a sessão
O momento mais tenso, no entanto, ficou reservado para o final, quando a discussão envolvendo a mãe do vereador Fernando Gica, Gisleine Santos, e o vereador Maurício da Bebel acabou marcando o encerramento da sessão, evidenciando o clima de desgaste entre os envolvidos.
O debate aconteceu depois do vereador Maurício ter comentado, durante a sessão, que Fernando deveria trocar de advogada. Ocorre que, a advogada de Fernando, é a própria mãe. Veja abaixo trecho da discussão:
Leia também
- Caso João Vitor

DNA descarta que corpo achado no Pará seja piloto de Araraquara
- Rumo à Série B

Ferroviária libera ingressos para jogo do acesso
- Agressão

Homem agride a própria mãe a pauladas e acaba em cana
- Gol relâmpago

Vitinho faz gol mais rápido do Brasileirão contra o Corinthians
- Caça nacional

Caça Gripen E montado no Brasil faz primeiro voo em Gavião Peixoto


