A Casa Caiu
Ex-vereador condenado a mais de 11 anos por lavagem de dinheiro é preso pela Força Tática no Jardim São Rafael ll
Figura conhecida na política araraquarense Ronaldo Napeloso foi encontrado pelos policiais militares que faziam patrulhamento na Avenida Valquir Ramos Ascenção Barbieri

A Força Tática prendeu o ex-vereador Ronaldo Napeloso, de 61 anos, procurado por lavagem de dinheiro na noite desta terça-feira (5), no Jardim São Rafael ll, em Araraquara. A Justiça determinou o cumprimento definitivo da condenação, que já transitou em julgado, ou seja sem possibilidade de novos recursos.
Segundo informações, os policiais militares faziam patrulhamento na Avenida Valquir Ramos Ascenção Barbieri quando avistaram uma caminhonete Fiat Toro em atitude suspeita (Veja a Entrevista No Final da Matéria).
“Durante o patrulhamento pela região do São Rafael, realizamos a abordagem de um veículo com três ocupantes. Na consulta dos dados, constatamos que um deles era o ex-vereador Ronaldo Napeloso, que possuía um mandado de prisão em aberto”, explicou o oficial.
- Mistério e brutalidade: corpo encontrado no Pará pode ser de piloto de Araraquara desaparecido
- Boulos e Edinho acompanham Feira do GovBR na Rua em Araraquara nesta quarta
- Novo comandante do 3º Batalhão Rodoviário projeta reforço no combate ao crime organizado em Araraquara
Ainda de acordo com o tenente, Napeloso não apresentou resistência durante a ação policial.
“Em nenhum momento houve qualquer tipo de problema. Ele foi extremamente cooperativo com a Polícia Militar e foi conduzido normalmente para a delegacia”, afirmou.
A prisão foi determinada pela 3ª Vara Criminal da Comarca de Araraquara após o trânsito em julgado da condenação de 11 anos e 8 meses, no regime fechado. O ex-vereador, teve uma longa carreira na política araraquarense.
O idoso iniciou a vida pública na legislatura de 1997 a 2000 e foi reeleito sucessivamente, permanecendo por quase duas décadas na Câmara Municipal. Durante sua trajetória, ocupou a presidência da Mesa Diretora em diferentes períodos e em dezembro de 2010, chegou a assumir interinamente a Prefeitura de Araraquara por dez dias.

No ano seguinte, foi nomeado secretário municipal de Agricultura e a reviravolta na carreira de Napeloso ocorreu em agosto de 2013, quando foi preso durante uma operação conjunta da Polícia Federal e do Ministério Público. Poucos dias depois, acabou renunciando ao mandato de vereador.
As investigações apontavam a existência de um suposto esquema, envolvendo cobranças irregulares relacionadas à concessão de áreas públicas. Na ocasião, ele e outros investigados tiveram bens bloqueados e passaram a ser alvo de apurações sobre supostos desvios de recursos e pagamento de propinas em procedimentos ligados às Secretarias de Agricultura e de Desenvolvimento Sustentável.
O caso também motivou a instalação de uma CEI (Comissão Especial de Inquérito), na Câmara Municipal. Durante os trabalhos, um empresário afirmou ter sido cobrado para obter a aprovação de um projeto envolvendo terreno doado pela Prefeitura.
As investigações deram origem à ação penal que, anos depois, culminou na condenação definitiva do ex-parlamentar por lavagem de dinheiro. O idoso foi levado para o Plantão Policial, onde o delegado registrou um boletim de ocorrência de captura de procurado e depois encaminhado á Cadeia Pública de Santa Ernestina.
O repórter Flavio Fernandes, acompanhou ao vivo toda ocorrência na delegacia.
Leia também
- Caso João Vitor

DNA descarta que corpo achado no Pará seja piloto de Araraquara
- Rumo à Série B

Ferroviária libera ingressos para jogo do acesso
- Agressão

Homem agride a própria mãe a pauladas e acaba em cana
- Gol relâmpago

Vitinho faz gol mais rápido do Brasileirão contra o Corinthians
- Caça nacional

Caça Gripen E montado no Brasil faz primeiro voo em Gavião Peixoto


