Pular para o conteúdo
Quarta-feira, 07 de outubro de 2026
Araraquara Agora
Publicidade

Se aconteceu AGORA, é notícia aqui!

PublicidadeGrupo de WhatsApp do portal
Publicidade
MRV — Residencial Flora (2)
Publicidade

ALERTA | PONTE

Calçada desaba na ponte da Domingos Zanin e Lapena tranquiliza: ‘está muito segura’

Após calçada ceder, prefeito e secretário de Obras afirmam que erosão não comprometeu a estrutura da ponte

Cassiane Chagas|· 5 min de leitura
Calçada desaba na ponte da Domingos Zanin e Lapena tranquiliza: ‘está muito segura’
Prefeito e secretário de Obras vistoriaram nesta terça-feira (15) o trecho onde parte da calçada da ponte da Domingos Zanin cedeu; Prefeitura afirma que estrutura da ponte está segura.

 

A Prefeitura de Araraquara afirmou, no fim da manhã desta terça-feira (15), que não há comprometimento da estrutura da ponte da Rua Domingos Zanin, no Jardim Tamoio. A manifestação ocorreu, por meio das redes sociais, após parte da calçada na cabeceira da ponte ceder e abrir um grande vão junto ao Ribeirão do Ouro.

O prefeito esteve no local acompanhado do secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Valter Ricardo Léo Rozatto. Segundo Laxixa, o problema ficou concentrado no passeio e teria sido provocado pela água da chuva, que encontrou um caminho sob a calçada e causou erosão do solo.

A atualização ocorre horas depois de a Defesa Civil interditar a área afetada. Ninguém passava pelo trecho no momento em que o concreto cedeu e não houve feridos. O ponto fica próximo ao antigo Hospital de Campanha, Terminal Rodoviário e a uma unidade escolar. A calçada dava acesso à região da ponte e, com o rompimento, parte do passeio ficou diretamente sobre um grande vão junto ao canal.

 

Leia Também

 

Prefeitura afirma que estrutura da ponte está segura

Durante vistoria no local, o prefeito explicou que o problema ocorreu nas proximidades de uma boca de lobo. “A calçada, próxima da boca de lobo, teve uma ruptura e um pedaço quebrou”, afirmou.

Ele procurou diferenciar o rompimento do passeio de um eventual problema estrutural na ponte.

 

“A ponte está muito segura.”

 

O secretário de Obras apresentou uma explicação preliminar para o que teria provocado a abertura do buraco. Segundo Laxixa, a água que desce pela Rua Domingos Zanin em direção ao sistema de drenagem teria infiltrado sob o passeio, removendo o solo que sustentava o concreto.

 

“Infelizmente, ela [a água] cortou caminho, pegou a calçada, fez uma erosão embaixo e desceu o concreto da calçada”, afirmou.

 

A explicação apresentada pela Prefeitura indica, portanto, um processo de erosão sob a calçada, e não uma falha na estrutura da ponte. A administração municipal ainda deverá executar o reparo do ponto atingido.

 

Secretário descarta problema estrutural na ponte

Laxixa reforçou que, segundo a avaliação feita no local, o buraco não representa comprometimento da ponte.

 

“Quero deixar bem claro que não há problema com a estrutura da ponte. As pessoas podem ficar tranquilas.”

 

O secretário afirmou ainda que a Prefeitura deverá corrigir o problema provocado pela erosão. Não foi informado, entretanto, um prazo específico para a conclusão desse reparo. A condição do tempo é apontada pela administração como um dos fatores que dificultam o andamento dos trabalhos realizados na região.

 

“Esse período de chuvas atrapalha a obra”, disse Rozatto.

 

Em tom informal, o secretário acrescentou: “Vamos precisar da ajuda de São Pedro”. A observação sobre as chuvas coincide com as condições meteorológicas desta terça-feira. A previsão para Araraquara indica possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas ao longo do dia.

 

Calçada cedeu na manhã desta terça-feira

O problema foi identificado na manhã desta terça. Parte da calçada da cabeceira da ponte da Rua Domingos Zanin cedeu, deixando um grande espaço aberto ao lado da passagem. A Defesa Civil foi acionada e adotou como primeira providência o isolamento do trecho destinado aos pedestres.

O representante da Defesa Civil de Araraquara, Edson Adalberto Alves, havia informado que o órgão trabalharia inicialmente para evitar a aproximação de pessoas enquanto os demais setores técnicos eram comunicados.

 

“Estamos no local e já realizamos a interdição da calçada imediatamente e isolamos completamente o local.”

 

Segundo ele, a Secretaria de Obras e a empresa responsável pelas intervenções realizadas na região também foram acionadas para avaliar a situação e definir a recuperação.

Ninguém estava passando sobre o ponto quando a calçada cedeu. Caso houvesse um pedestre exatamente na área que perdeu sustentação, a ocorrência poderia ter consequências mais graves. Não houve registro de queda ou feridos.

 

Obras no Ribeirão do Ouro continuam

A ponte da Rua Domingos Zanin já estava com uma das faixas de circulação interditada antes do rompimento da calçada. A restrição está relacionada às obras de macrodrenagem do Ribeirão do Ouro, projeto que envolve intervenções no canal e em diferentes pontos da região.

A etapa executada nesse trecho inclui serviços como rebaixamento do leito do ribeirão, construção de estruturas de concreto e contenção das margens. O objetivo é adequar o canal e aumentar sua capacidade hidráulica.

As intervenções fazem parte de uma sequência de trabalhos de macrodrenagem realizados ao longo do Ribeirão do Ouro. Por causa da complexidade dos serviços, algumas etapas exigem alterações no trânsito e ocupação de áreas próximas às pontes. Segundo Laxixa, episódios de chuva têm provocado mudanças no planejamento.

 

“Já fomos surpreendidos várias vezes. A chuva faz com que a gente perca o cronograma definido que a gente programou até o final do ano.”

 

 

Apesar das dificuldades, ele afirmou que os trabalhos terão continuidade.“Temos que aguentar firmes e tocar a obra para frente.”

O secretário de Obras ainda reiterou que o ponto danificado será recuperado e voltou a descartar problemas na ponte. “A ponte não tem problemas e vamos consertar essa erosão.”

 

Prefeito diz que obras vão prosseguir

Ao final da vistoria, o prefeito voltou a transmitir uma mensagem de segurança aos moradores e motoristas que utilizam a Domingos Zanin.

 

“Tranquilidade, a ponte está segura.”

 

Segundo ele, as condições climáticas têm dificultado o andamento da intervenção, mas as obras de macrodrenagem continuarão.

 

CompartilheWhatsAppFacebookXTelegramE-mail

Leia também

Comentários

O comentário passa por aprovação antes de aparecer. Guardamos apenas o nome e o texto que você escrever.

Publicidade
MRV — Residencial Flora