Araraquara Agora Publicidade 1200x90
Araraquara Agora Publicidade 728x90
15/06/2022 às 11h03min - Atualizada em 15/06/2022 às 11h03min

Trabalhadores podem sacar hoje (15) até R$ 1 mil no FGTS

Que pode? Saiba o que fazer

Por Welton Máximo - Repórter da Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

A partir de hoje (15), cerca de 3,3 milhões de trabalhadores nascidos em dezembro receberão até R$ 1 mil das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A Caixa Econômica Federal depositará o dinheiro na conta poupança digital, usada para o pagamento de benefícios sociais e previdenciários.

 

Com o lote de dezembro, a Caixa conclui o pagamento do saque extraordinário do FGTS, que beneficiou perto de 42 milhões de pessoas. A nova rodada de saques foi anunciada pelo governo em março para estimular a economia e fornecer uma ajuda para os trabalhadores após a pior fase da pandemia de covid-19.

 

Os valores só podem ser movimentados por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite o pagamento de contas domésticas e a realização de compras virtuais em estabelecimentos não conveniados. O Caixa Tem também dá direito ao saque em caixas eletrônicos e transferência para a conta de terceiros.

 

O trabalhador precisa ficar atento. A maioria está recebendo o dinheiro automaticamente na conta poupança social digital da Caixa. No entanto, em caso de dados incompletos que não permitam a abertura da conta digital, a pessoa terá de pedir a liberação dos recursos.

 

Todo o processo para pedir o saque é informatizado. O beneficiado não precisa ir a uma agência da Caixa, bastando entrar no aplicativo oficial do FGTS, disponível para smartphones e tablets, e inserir os dados pedidos.

 

O aplicativo está dando a opção para o trabalhador pedir o crédito em qualquer conta-corrente ou poupança de qualquer banco. A possibilidade, no entanto, só vale para quem aceitar fornecer a foto de um documento oficial com fotografia para cadastrar a biometria.

 

O calendário foi divulgado em março. A liberação dos recursos seguiu um cronograma baseado no mês de nascimento. O dinheiro foi liberado em etapas entre 20 de abril e hoje (15).




 

Leia Mais: Terminam hoje (15) as inscrições para concurso do IBGE; são 58 vagas em Araraquara.
Leia Também: Inscrições para vagas de emprego no Assaí em Araraquara terminam hoje (15).

 


Retirada

 

Outro ponto a que o beneficiado precisa ficar atento é a retirada do dinheiro. Os recursos estarão disponíveis até 15 de dezembro e voltarão para a conta vinculada do FGTS depois dessa data, caso o dinheiro não seja gasto, retirado ou transferido para uma conta-corrente.

 

O dinheiro não movimentado será restituído ao FGTS com correção pelo rendimento do Fundo de Garantia correspondente ao período em que ficou parado na conta poupança digital.

 

 

Consulta

 

Para saber se receberá automaticamente o dinheiro ou se precisará pedir o saque, a pessoa precisa fazer uma consulta.

 

O processo pode ser feito pelo aplicativo FGTS. A ferramenta informa a data da liberação e se o crédito será feito de forma automática.

 

O aplicativo também permite a consulta aos valores, a atualização dos dados da conta poupança digital e o pedido para desfazer o crédito e manter o dinheiro na conta do FGTS.

 

 

Calendário de depósitos:

 

 

Mês de nascimento            Data da liberação

Janeiro                                  20 de abril

Fevereiro                              30 de abril

Março                                   4 de maio

Abril                                      11 de maio

Maio                                     14 de maio

Junho                                   18 de maio

Julho                                    21 de maio

Agosto                                 25 de maio

Setembro                            28 de maio

Outubro                              1º de junho

Novembro                         8 de junho

Dezembro                         15 de junho

 

 

Edição: Kleber Sampaio

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90