Araraquara Agora Publicidade 1200x90
Araraquara Agora Publicidade 728x90
10/11/2022 às 09h03min - Atualizada em 10/11/2022 às 09h03min

Festa e Luta: confira a programação do Mês Municipal da Cidadania LGBTQIA+ em Araraquara

Atividades serão realizadas de 18 a 27 de novembro

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Região:
Boa Esperança do Sul recebe 1º Festival do Mel nos dias 19 e 20 de novembro.
Policiais militares salvam vida de recém-nascida na região.




O Mês Municipal da Cidadania LGBTQIA+ tem início no próximo dia 18 de novembro, uma sexta-feira, e segue até o dia 27, quando será realizada a 12ª Parada do Orgulho LGBTQIA+.

 

A programação, gratuita, é promovida pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Coordenadoria de Políticas LGBTQIA+, vinculada à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular.

A programação diversificada e representativa conta com palestras, rodas de conversas com especificidades necessárias, mesas de debate, além de ser finalizada com a exibição da 13ª edição da Parada do Orgulho LGBTQIA+.

 

Vale destacar que o Mês Municipal da Cidadania LGBTQIA+ foi instituído por meio da Lei Municipal 8546/2015 e implementada pela gestão da Assessoria Especial de Políticas LGBTQIA+ de 2017-2020.


A coordenadora de Políticas LGBTQIA+, Erika Matheus, revela que a programação terá algumas atividades em conjunto com a Coordenadoria de Políticas Étnico-Raciais.

 

"Este mês também abarca questões interseccionais, por isso a programação também envolve ações conjuntas com a pauta afro também, tanto no debate de negritude LGBTQIA+ quanto nas marchas da Consciência Negra e Memória Trans", salienta.
 



O evento que abre o Mês da Cidadania LGBTQIA+ é o Cine LGBT, que será realizado no dia 18, às 14h, no Campus da Unesp. No mesmo dia, às 18h, a atração será a roda de conversa 'Negritude LGBTQIA+' no Centro de Referência e Resistência LGBTQIA+.

 

No dia seguinte (19), às 19h, o Teatro Wallace recebe o Concurso de Drags Divine. No dia 20, às 13h, será realizada a 6ª Marcha da Consciência Negra e Dia Internacional da Memória Trans, que sairá da Praça da Igreja Matriz de São Bento.


No dia 21, duas palestras serão oferecidas para levar o debate e a reflexão: 'Famílias e LGBTs - Entre o afeto e o preconceito' às 14h no Quilombo Rosa e 'Basta de Close Errado!' às 19h no espaço multicultural Casa Travada.


No dia 23, o evento 'Mulheridade LGBT' terá início às 13h no Campus da Unesp. No mesmo dia, às 19h, será realizada a audiência pública 'Direitos LGBTQIA+, temos?' na Câmara Municipal. No dia 25 de novembro, o Centro de Referência e Resistência LGBTQIA+ receberá o evento 'Saúde Integral LGBTQIA+' às 19h. A agenda tem sequência no dia 26, com a Expobee, que terá início às 12h no Parque Infantil.


Para finalizar, no dia 27 será realizada a 13ª Parada LGBTQIA+ a partir das 13h, com saída do Parque Infantil, de onde um trio elétrico partirá em direção ao Gigantão. A atividade volta a ser realizada de modo presencial após dois anos por conta da pandemia da Covid-19, por isso levará o tema 'Orgulhosamente de volta às ruas'.

 

"Celebraremos nossa 13° edição da Parada do Orgulho LGBTQIA+ com um tema extremamente oportuno diante de termos realizado as últimas edições de maneira remota. Ocuparemos às ruas novamente festejando nossas vidas e resistindo a discriminação. A parada trará diversas atrações desde a concentração, marcha e seu ponto final, no lado externo do Gigantão, levando nossa liberdade pelas ruas do Centro de Araraquara", finaliza Erika.








MÊS MUNICIPAL DA CIDADANIA LGBTQIA+



18 de novembro

14h - Cine LGBT
Local: Campus da Unesp
Rodovia Araraquara-Jaú, Km 1
Bairro dos Machados

18h - Negritude LGBTQIA+
Local: Centro de Referência e Resistência LGBTQIA+
Av. Espanha, 536 - Centro



19 de novembro

19h - Concurso de Drags Divine
Local: Teatro Wallace
Av. Espanha, 485 - Centro



20 de novembro

13h - 6ª Marcha da Consciência Negra e Dia Internacional da Memória Trans
Local: Praça da Matriz
Rua São Bento, s/n - Centro



21 de novembro

14h - Famílias e LGBTs - Entre o afeto e o preconceito
Local: Quilombo Rosa
Av. Lázaro Machado, 1150 - Valle Verde

19h - Basta de Close Errado!
Local: Casa Travada
Rua Padre Duarte, 1646



23 de novembro

13h - Mulheridade LGBT
Local: Campus da Unesp (Brisa)
Rodovia Araraquara-Jaú, Km 1
Bairro dos Machados

19h - Audiência pública: Direitos LGBTQIA+, temos?
Local: Câmara Municipal
Rua São Bento, 887 - Centro



25 de novembro

19h - Saúde Integral LGBTQIA+
Local: Centro de Referência e Resistência LGBTQIA+
Av. Espanha, 536 - Centro



26 de novembro

12h - Expobee
Local: Parque Infantil
Rua São Bento, s/n - Centro



27 de novembro

13h - 13ª Parada LGBTQIA+
Local: Parque Infantil
Rua São Bento, s/n - Centro


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »