Araraquara Agora Publicidade 728x90
08/08/2023 às 11h05min - Atualizada em 08/08/2023 às 11h05min

Dia Mundial de Combate ao Colesterol: controle da gordura é essencial para a boa saúde do coração

Cardiologista Yuri Brasil alerta para os principais fatores de risco e indica formas de prevenção

Foto Ilustrativa/ Arquivo/ Agência Brasil

Leia Também:
Agosto Azul: mês de promoção à saúde masculina também é alerta para os homens mais velhos.
Entenda como os distúrbios do sono podem impactar o coração.


 

 



Celebrado nesta terça-feira, 8 de agosto, o Dia Mundial de Combate ao Colesterol tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção de doenças cardiovasculares.

 

Segundo o cardiologista Dr. Yuri Brasil, o colesterol é um conjunto de gorduras necessário para o organismo exercer algumas funções, porém, quando consumido em excesso, esse lipídio se torna um risco para o funcionamento de todo o corpo.

 

“Quando em desequilíbrio, essa substância torna-se um fator de risco vascular e aumenta a incidência de infarto agudo do miocárdio, hipertensão arterial sistêmica, AVC, obstrução de artérias do corpo, dentre outros problemas. O colesterol elevado pode ainda causar outras condições que também possuem alto potencial de originar um evento cardiovascular, como obesidade e diabetes”, diz o cardiologista.
 


Dr. Yuri explica que embora alguns quadros possam ser favorecidos devido ao histórico familiar, a falta de atividades físicas e uma alimentação inadequada costumam ser os principais aspectos a contribuir para a elevação dos níveis de gordura.

 

Uma vez diagnosticado, o tratamento do colesterol ruim deve ser imediatamente iniciado, com adoção de mudanças no estilo de vida e, se necessário, uso de medicamentos”.
 


Os alimentos que possuem mais gorduras trans e saturadas são o leite e seus derivados, carne bovina gordurosa, alimentos embutidos e industrializados como sorvetes, salgadinhos, margarina e salames.

 

Lembrando que o consumo elevado de açúcar e bebidas alcoólicas, além da prática do tabagismo também são fatores considerados de risco, tanto para o aumento do colesterol, quanto para doenças adjacentes”, alerta Dr. Yuri.
 


Diante desse cenário, o especialista reforça que apesar do Dia Mundial de Combate ao Colesterol ser uma data essencial para reforçar a importância dos bons hábitos de saúde, um estilo de vida adequado e saudável deve ser adotado e incentivado todos os dias.




 

  • Formado pela faculdade de Medicina de Fernandópolis (UNICASTELO), Yuri Brasil tem especialização em Cardiologia Clínica pelo Instituto de Moléstias Cardiovasculares de São José do Rio Preto e especialização em Cardiologia Intervencionista e Hemodinâmica pela Santa Casa de São José do Rio Preto.
  • Atualmente é médico assistente do Departamento de Cardiologia Clínica e Intervencionista da Santa Casa de Araraquara, onde também tem seu consultório. Também é membro com título de Especialista em Cardiologia da Sociedade Brasileira de Cardiologia e Associação Médica Brasileira.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90