Araraquara Agora Publicidade 728x90
25/07/2023 às 10h05min - Atualizada em 25/07/2023 às 10h05min

Entenda como os distúrbios do sono podem impactar o coração

Cardiologista Yuri Brasil explica por que dormir bem auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares

Foto Ilustrativa/ Marcello Casal Jr por Agência Brasil

 

Uma pesquisa feita pela SOCESP (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo) mostrou que 79% dos entrevistados desconhecem os malefícios causados por distúrbios do sono no coração.




Leia Também:
Novo remédio para hepatite C poderá baixar custo do tratamento no SUS.
Cobertura vacinal de crianças aumenta após queda durante pandemia.

 

 

Segundo o cardiologista Dr. Yuri Brasil, as boas noites de sono devem ser vistas como fundamentais para a preservação da boa saúde, já que dormir pouco ou mal pode ser tão prejudicial quanto o tabagismo ou a pressão alta.

 

Evidências científicas apontam que um sono ruim impacta diretamente nas condições cardiovasculares, já que proporciona uma maior liberação de adrenalina, aumento da pressão arterial, inflamação dos vasos sanguíneos e outros mecanismos que podem acarretar emergências graves, como infarto e AVC. Portanto, as noites devem ser preservadas, pois são o momento ideal para que o corpo recupere toda a sua energia”, diz Dr. Yuri.
 

 

Realizado com 2.236 pessoas nas cidades de Araçatuba, Araraquara, Bauru, Osasco, Ribeirão Preto, São Carlos, São José do Rio Preto, Sorocaba, Vale do Paraíba e na Capital, o estudo ainda informou que 46,5% dos entrevistados dormem de cinco a seis horas por dia, enquanto 9,5% declararam dormir quatro horas ou menos.

 

Para melhores noites de sono, é fundamental se manter afastado dos eletrônicos algumas horas antes do repouso, assim como evitar a ingestão de alimentos gordurosos, cafeína, nicotina e bebidas alcoólicas. A recomendação é que todos os jovens e adultos durmam entre sete e nove horas todos os dias. Já as crianças menores de cinco anos, precisam de dez a dezesseis horas”, comenta Dr. Yuri.
 

 

O especialista também relembra que as boas noites de sono são tão imprescindíveis que a American Heart Association (AHA) chegou a incluir o hábito em sua lista Life’s Essential 8, que aponta oito itens essenciais para uma vida mais saudável. “As outras recomendações incluem atividades físicas, alimentação de qualidade, não fumar, controle do peso, controle do colesterol e o controle da pressão arterial”.

 

 

 

  • Formado pela faculdade de Medicina de Fernandópolis (UNICASTELO), Yuri Brasil tem especialização em Cardiologia Clínica pelo Instituto de Moléstias Cardiovasculares de São José do Rio Preto e especialização em Cardiologia Intervencionista e Hemodinâmica pela Santa Casa de São José do Rio Preto.
  • Atualmente é médico assistente do Departamento de Cardiologia Clínica e Intervencionista da Santa Casa de Araraquara, onde também tem seu consultório. Também é membro com título de Especialista em Cardiologia da Sociedade Brasileira de Cardiologia e Associação Médica Brasileira.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90