Araraquara Agora Publicidade 728x90
29/09/2023 às 10h17min - Atualizada em 29/09/2023 às 10h17min

Dia Mundial do Coração: campanha tem como objetivo incentivar ações para prevenir doenças cardiovasculares

Cardiologista reforça a importância de um estilo de vida saudável

Foto Ilustrativa/ Freepik



Leia Também:
Movimento de motoristas socorristas do SAMU de Araraquara reivindica reajuste em salário-base.

Primavera e alergias respiratórias: veja como aliviar os sintomas.




Celebrado anualmente em 29 de setembro, o Dia Mundial do Coração tem como objetivo conscientizar a população sobre os riscos e as formas de prevenção das doenças cardiovasculares. Dados do Ministério da Saúde apontam cerca de 400 mil óbitos por ano devido ao problema, maior causa de morte no país. Segundo o cardiologista Dr. Yuri Brasil, manter um estilo de vida saudável ainda é a melhor forma de tratamento.

 

 

“Muitas doenças estão diretamente associadas ao comportamento dos pacientes, portanto, os problemas cardiovasculares podem ser evitados por meio de atividades físicas, dieta de alimentação equilibrada e consumo moderado de álcool. Não fumar e combater condições como a ansiedade e o estresse também são atitudes importantes”, comenta Dr. Yuri.
 


Entre as doenças cardiovasculares mais comuns estão o Acidente Vascular Cerebral (AVC), infarto, a doença arterial periférica e a insuficiência cardíaca. “Embora nem sempre apresentem sintomas indicativos, é imprescindível se manter atento e procurar atendimento médico imediato nas vezes em que houver formigamentos ou fraquezas súbitas, confusão mental, perda de visão, dores no peito, falta de ar, suor frio, inchaço dos pés e das mãos, ou fortes dores de cabeça”, diz Dr. Yuri.


Diante desse cenário, quando se trata de cuidar da saúde do coração, Dr. Yuri Brasil recomenda ainda o acompanhamento médico regular junto a um cardiologista. “As consultas e exames de check-up poderão atestar como anda o funcionamento cardiovascular, o que não só ajuda nas orientações de prevenção, mas também contribui para uma detecção e tratamento precoces de possíveis doenças".

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90