Araraquara Agora Publicidade 728x90
18/12/2023 às 10h23min - Atualizada em 18/12/2023 às 10h23min

Início do verão acende alerta para os cuidados redobrados com a saúde

Especialista reforça a importância de sempre cuidar bem do coração

Foto Ilustrativa/Arquivo Agência Brasil
  • Quer ficar por dentro das últimas novidades em tempo real? Participe da nossa Comunidade do WhatsApp.
  • Siga nossas redes sociais Facebook Instagram.



Leia Também:
Alerta, alerta: uso de ar-condicionado no verão requer atenção; qual a temperatura ideal?
Confira quem pode e onde tomar 2ª dose da vacina bivalente em Araraquara.



 

Em um ano com registros de temperaturas acima do comum, a chegada do verão, em 22 de dezembro, precisa ser vista como motivo para redobrar os cuidados com a saúde, especialmente do coração.

 

Um estudo publicado na revista científica The Lancet mostrou, inclusive, uma conexão direta das ondas de calor com o desenvolvimento de problemas cardíacos. Segundo o cardiologista Dr. Yuri Brasil, as mudanças climáticas recentes acendem um alerta para a maneira como os brasileiros enfrentam o calor.

 

“Vivemos em um país tropical, acostumado com altas temperaturas, contudo, os últimos meses se mostraram um desafio além do que muitos de nós esperávamos, logo, é imprescindível que o calor não seja mais visto como um incômodo, mas sim como um cenário que, por vezes, irá demandar cuidados reforçados e diferenciados com a saúde, principalmente no que diz respeito ao coração”, comenta Dr. Yuri.
 


O especialista explica que, com a chegada do calor do verão, é natural que as artérias sofram uma dilatação e ofereçam mais espaço para que o sangue circule entre elas, portanto, todas as pessoas, em especial os hipertensos e cardiopatas, que utilizam medicamentos vasodilatadores devem ficar atentos para evitar possíveis crises de pressão baixa ou hipotensão. “Vista embaçada, fraqueza ou tontura podem ser um sinal de que algo não está funcionando como deveria, o que requer atendimento médico”.


Dr. Yuri alerta ainda que as altas temperaturas podem aumentar a chance de ataques cardíacos, arritmias cardíacas (batimentos cardíacos irregulares) e insuficiência cardíaca. “Situações que demandam uma atenção ainda mais especial daqueles que praticam esportes ou quaisquer outros tipos de atividades físicas, pois o esforço realizado normalmente já faz com que o coração trabalhe mais”.


Outros cuidados indispensáveis durante o verão são:

  • Evitar a exposição direta ao sol;
  • Sempre utilizar protetor solar;
  • Optar por roupas leves e que não retêm calor;
  • Aumentar a ingestão de água ou de sucos naturais;
  • Evitar bebidas alcoólicas e com alto teor de açúcar;
  • Reforçar os cuidados com as crianças e os mais velhos;
  • Tentar manter os ambientes úmidos com umidificadores de ar, toalhas molhadas ou baldes de água.


 

  • Formado pela faculdade de Medicina de Fernandópolis (UNICASTELO), Yuri Brasil tem especialização em Cardiologia Clínica pelo Instituto de Moléstias Cardiovasculares de São José do Rio Preto e especialização em Cardiologia Intervencionista e Hemodinâmica pela Santa Casa de São José do Rio Preto.
  • Atualmente é médico assistente do Departamento de Cardiologia Clínica e Intervencionista da Santa Casa de Araraquara, onde também tem seu consultório. Também é membro com título de Especialista em Cardiologia da Sociedade Brasileira de Cardiologia e Associação Médica Brasileira.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90