Araraquara Agora Publicidade 728x90
12/12/2023 às 09h10min - Atualizada em 12/12/2023 às 09h10min

Alerta, alerta: uso de ar-condicionado no verão requer atenção; qual a temperatura ideal?

Especialista alerta para efeitos na saúde respiratória caso o equipamento não seja utilizado corretamente

Foto Ilustrativa/Freepik
  • Quer ficar por dentro das últimas novidades em tempo real? Participe da nossa Comunidade do WhatsApp.
  • Siga nossas redes sociais Facebook Instagram.




O verão é a estação preferida de muitas pessoas, seja pelas praias, piscinas e demais atividades ao ar livre, contudo, as altas temperaturas também requerem uma atenção especial no que diz respeito aos cuidados com a saúde respiratória. Nesse caso, o pneumologista Dr. Flávio Arbex explica que o uso de ar-condicionado precisa ser feito de maneira adequada e consciente.

 

“O calor extremo muitas vezes faz com que as pessoas mantenham o equipamento na temperatura mais baixa possível, um risco para a saúde de todo o organismo, já que a mudança brusca do ar pode ser extremamente prejudicial. O ideal é manter o ar-condicionado entre 21 e 23 graus, uma temperatura que não causará grande contraste térmico, evitando eventuais dores de garganta e demais problemas nas vias respiratórias”, diz Dr. Flávio.
 


​O especialista também alerta que o ar-condicionado tem o efeito colateral de ressecar o ar, logo, a mucosa do nariz também fica ressecada, o que pode acarretar alergias e favorecer o agravamento de condições respiratórias como asma e rinite.

 

Assim, o ambiente precisa contar com o mínimo de umidade, independentemente da temperatura que o aparelho estiver regulado. Isso pode ser feito com a ajuda de umidificadores de ar, toalhas úmidas ou bacias com água”.
 


​Outro ponto de atenção é que o ar-condicionado deve receber manutenção regularmente. “Quando a higienização do equipamento não é realizada, partículas de sujeira, água, bactérias e fungos ficam acumulados, especialmente nos filtros que deveriam limpar o ar, o que pode provocar infecções respiratórias, alergias e, em casos mais graves, pneumonia. A limpeza do aparelho deve ser feita uma vez por ano, enquanto a troca e limpeza dos filtros precisam ser feitas todos os meses”, diz o pneumologista.


​O ar-condicionado é um importante aliado do bem-estar durante a estação e os dias mais quentes do ano, mas para que não haja consequências para a saúde é necessário estar atento a todos os cuidados necessários com o dispositivo.

 

Lembrando de sempre deixá-lo instalado em um ambiente que também possua ventilação externa, com ar fresco e puro. Assim, quando não houver nenhuma pessoa no ambiente, o ideal é desligar o equipamento e deixar as portas e janelas abertas, evitando o acúmulo de partículas prejudiciais no ar”, diz Dr. Flávio.

 


 

  • Especialista em pneumologia, Flavio Ferlin Arbex é médico e doutor pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina (UNIFESP/EPM), instituição na qual também realizou residência em clínica médica e pneumologia.
  • Atualmente, é professor de Pneumologia da UNIARA e Coordenador da Enfermaria Covid da Santa Casa de Araraquara, além de membro das Sociedades Paulista e Brasileira de Pneumologia (SPPT e SBPT) e das Sociedades Americana e Europeia de Pneumologia (ATS e ERS).

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90