Araraquara Agora Publicidade 728x90
19/12/2023 às 08h49min - Atualizada em 19/12/2023 às 08h49min

Pneumologista alerta contra o uso de cigarros eletrônicos durante as comemorações de final de ano

Estudo aponta que a maioria das compras de vapes ocorrem em festas, shows e demais eventos sociais

Foto Ilustrativa/ Joédson Alves por Agência Brasil

Leia Ainda:
Início do verão acende alerta para os cuidados redobrados com a saúde.
Festa familiar de fim de ano: como lidar com os comentários inconvenientes do ‘tio do pavê’.




Recentemente, a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) divulgou uma pesquisa sobre o uso de cigarros eletrônicos por jovens no Brasil. De acordo com a entidade, embora 68,2% dos entrevistados façam uso diário dos dispositivos, outros 15% fumam apenas quando também ingerem bebidas alcoólicas.

 

Diante desse cenário, o pneumologista Dr. Flávio Arbex alerta para a importância de evitar quaisquer formas de tabagismo durante as celebrações de final de ano.

 

“Existe um senso comum de associar as festas de carnaval ou demais shows e festivais que ocorrem durante o ano com o uso de cigarros e outras drogas lícitas ou ilícitas. Porém, o Natal e especialmente o ano novo, são épocas em que o consumo de bebida alcoólica e o consequente tabagismo também são frequentemente estimulados, o que acende um alerta sobre a importância de combater o vício e informar os jovens sobre os malefícios dos populares cigarros eletrônicos”, comenta Dr. Flávio.
 


A pesquisa também questionou aqueles entre 17 e 29 anos que usaram cigarros eletrônicos nos últimos 30 dias, dos quais 29% afirmaram que a vontade e a consequente aquisição dos dispositivos ocorreram em baladas, shows e demais eventos sociais. Outros 20,2% relataram que a compra aconteceu via WhatsApp, enquanto 17,1% compraram os chamados “vapes” diretamente em tabacarias. O restante dos entrevistados adquiriu os cigarros em bares e sites.

 

“Ou seja, a maior incidência de compra dos vapes ocorre em festas e celebrações, o que reforça a importância de conscientizar as pessoas sobre o uso dos dispositivos durante as festas de final de ano. Os danos causados pelos cigarros eletrônicos podem ser ainda maiores do que os provocados pelos tipos comuns de cigarro, aspecto que também precisa ser informado à população, especialmente os mais jovens”, diz Dr. Flávio.
 


A pesquisa divulgada pela SBPT informa que 86,6% dos entrevistados sabem das substâncias químicas que os vapes possuem, contudo, apenas 13,6% relataram terem tentado parar de fumar.

 

Dessa forma, ações de conscientização precisam acontecer durante o ano inteiro, a fim de alertar sobre os danos causados pelo tabagismo. Abandonar o vício costuma ser um desafio para a maioria das pessoas, contudo, não é impossível, principalmente quando houver o devido acompanhamento especializado”, diz Arbex.
 





 

  • Especialista em pneumologia, Flavio Ferlin Arbex é médico e doutor pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina (UNIFESP/EPM), instituição na qual também realizou residência em clínica médica e pneumologia.
  • Atualmente, é professor de Pneumologia da UNIARA e Coordenador da Enfermaria Covid da Santa Casa de Araraquara, além de membro das Sociedades Paulista e Brasileira de Pneumologia (SPPT e SBPT) e das Sociedades Americana e Europeia de Pneumologia (ATS e ERS).

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90