Araraquara Agora Publicidade 728x90
10/04/2024 às 08h49min - Atualizada em 10/04/2024 às 08h49min

Professora de redação dá dicas de como se sair bem nos vestibulares do meio do ano

Confira os tópicos mais importantes

Foto Ilustrativa/ Do Portal do Governo SP
  • Quer ficar por dentro das últimas novidades em tempo real? Participe da nossa Comunidade do WhatsApp.
  • Siga nossas redes sociais Facebook Instagram.



Leia Ainda:
Atenção! Univesp prorroga prazo de inscrição de vestibular 2024; cursos em Araraquara.
Inscrições abertas para curso gratuito de matemática para vestibular em Araraquara; veja como participar.



O início de um novo ano traz oportunidades aos estudantes que almejam ingressar em uma Universidade, é o momento ideal para iniciar uma jornada de estudos e preparação. Com a velocidade das mudanças nos vestibulares, é essencial acompanhar as atualizações e tendências que moldarão os processos seletivos do presente ano.


Estar em sintonia com as transformações ocasionadas pela acelerada globalização – posto que está em uma interação avançada entre as nações – é um dos pilares fundamentais para quem busca o sucesso nas provas de ingresso no ensino superior. Não se trata apenas de saber fatos recentes, mas de compreender como esses eventos moldam o contexto social, político e tecnológico. É nesse contexto que as tendências para os vestibulares do meio do ano de 2024 ganham destaque.

 

Ainda, a especialista em Teorias Linguísticas e advogada, também ressalta sobre assuntos que envolvam a reforma do Código Civil, a qual está em reta final, tais como:

  • Direito dos animais, em que abordará a importância de tratá-los como seres com direito à dignidade e não como coisa;
  • Direito digital, proteção de dados sensíveis, testamento e herança digital;
  • Possibilidade de casamento entre duas pessoas, sem necessidade de indicar o gênero dessas;
  • Dentre alterações outras que influem no contexto social e na possibilidade de temas de redação e interpretações de textos que envolvam tais situações explanadas acima, alega a professora.

 

Ainda, a professora aconselha os vestibulandos a estudarem os 17 objetivos da ONU de desenvolvimento sustentável, os quais presentificam-se na Agenda da ONU 20230; a lei que criminaliza o bullying e ciberbullying, além da Política Nacional de Prevenção e Combate ao Abuso e Exploração Sexual da Criança e do Adolescente, Lei 14.811/2024. Também a educadora alerta para assuntos como transtornos de aprendizagem, pessoas com deficiência, e pessoas portadoras do Espectro Autista, outras abordagens como fuga de cérebros e apagão de professores. “É claro que aqui são sugestões, pois as possibilidades temáticas são infinitas e o candidato, se preparado para a redação, saberá dissertar sobre qualquer tema”, alega Ana.


Segundo a professora de redação e português, Ana Paula Franzini Otrenti, é importante que os alunos considerem as disciplinas que serão cobradas, os tópicos mais abordados e o tempo disponível para estudo, além do calendário do vestibular em questão.

 

“Eles também podem incluir simulados no seu plano de estudos. Os simulados devem ser feitos com frequência ao longo da toda preparação, uma vez que são fundamentais para que se consiga testar os conhecimentos e se familiarizar com o formato das provas”, explica.
 

 

 

 


A professora e proprietária de um curso voltado para vestibulares na área de Redação, Língua Portuguesa e Inglesa, há mais de 20 anos, fala sobre a importância da redação nos vestibulares que irão ocorrer no meio do ano. “É essencial ter em mente que a redação é uma parte das partes essenciais dos vestibulares, uma vez que poderá impactar a pontuação final do candidato, de forma decisiva, por isso treinar temas ao longo dos meses, entre 1 e 2 temas por semanas, é primordial”.


Dessa forma, praticar a redação ao longo dos estudos faz-se necessário. “Os alunos devem estar preparados para redigir um texto de qualidade na prova de seu interesse, para isso não basta apenas fazer redações, mas sim devem ser observadas as técnicas argumentativas, os conectivos ao longo do texto, o domínio da norma culta, além da criatividade e objetividade, bem como clareza e coerência”.


Ademais, o candidato deve estudar repertórios legitimados que podem ser usados para sustentar os argumentos no texto, todavia deve saber que a argumentação é o elemento mais importante da redação, ou seja, não basta ter criatividade se não há uma argumentação consistente.


A professora ainda aborda a necessidade de atenção à saúde mental dos vestibulandos. “Nós sabemos que a preparação para os vestibulares pode ser desafiadora e estressante. Nesse sentido, é fundamental que os alunos cuidem da sua saúde física e mental ao longo da sua preparação. Busquem manter uma alimentação balanceada, dormir o suficiente e praticar atividades físicas regularmente. Além disso, é primordial descansar, e não deixar de realizar atividades que deem prazer, por isso ter uma organização da rotina, auxilia e contribui para conciliar estudos e momentos de lazer, pois assim a produtividade será melhor e, por consequência, a preparação para o vestibular não se tornará exaustiva”, finaliza.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90