18/10/2024 às 17h43min - Atualizada em 21/10/2024 às 11h44min

Lapena defende Tarifa Zero no transporte público de Araraquara; ‘direito constitucional’

Prefeito eleito ressalta necessidades urgentes como ônibus com qualidade, climatizados e com wifi

Direto da Redação
Foto Ilustrativa/Fernando Frazão por Agência Brasil

Leia Também:
Saiba como renegociar dívidas com a Prefeitura de Araraquara; descontos de até 100% em juros e multas.
Governo dará mais 6 meses para saque de dinheiro esquecido nos bancos; veja detalhes.




O prefeito eleito de Araraquara, Dr. Lapena (PL), afirmou ser favorável a implementação da Tarifa Zero no transporte coletivo da cidade. Durante entrevista ao Portal Araraquara Agora, Lapena ressaltou que a medida já foi adotada em mais de 100 municípios e defendeu que "é um direito constitucional".
 

 

"Quem paga ônibus hoje? As pessoas mais humildes. Há subsídios para idosos e 50% para estudantes, mas o trabalhador é quem paga a tarifa mais cara do estado", criticou o prefeito eleito.
 

 

Ele também destacou a recente aprovação de uma lei municipal que aumentou o valor do ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis) para subsidiar o transporte público, mas afirmou que esses recursos nunca foram repassados à empresa responsável. "A Prefeitura está ficando com esse dinheiro. Então por que se onerou para nada?", questionou.

 

Lapena defendeu a necessidade de melhorias no sistema de transporte coletivo, apontando para a urgência de "ônibus com qualidade, climatizados, com wifi", além de mais linhas e pontos de ônibus limpos e adequados. Ele não descartou a possibilidade de abrir uma nova licitação para contratar uma empresa que ofereça esse tipo de serviço.

 

 

"Com o fundo gerado pela lei do ITBI, podemos atrair tanto recursos públicos quanto privados para garantir que as pessoas possam utilizar os ônibus sem pagar nada", explicou Lapena, reforçando seu compromisso com a Tarifa Zero.
 

 

O modelo de Tarifa Zero, ou passe livre, permite que os usuários do transporte coletivo se desloquem gratuitamente, com o sistema sendo financiado pelo orçamento municipal. Cidades como São Caetano do Sul, Itapeva e Lins já adotam essa política, e Araraquara pode ser a próxima a implementar o benefício, caso a proposta do novo prefeito avance.

 

 

Leia Também:
Investimento em câmeras e integração de forças policiais são ações anunciadas pelo prefeito eleito de Araraquara.
Solução é abrir o chão e trocar a tubulação, diz Lapena sobre falta d’água em Araraquara.

 

 

Durante a entrevista, Dr Lapena ainda falou de saúde, educação, segurança pública e mais. Não assistiu? Veja o trecho em que o prefeito eleito fala da Tarifa Zero em Araraquara, clique AQUI.

 

 



 



 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »