17/10/2024 às 11h42min - Atualizada em 18/10/2024 às 10h16min

Solução é abrir o chão e trocar a tubulação, diz Lapena sobre falta d’água em Araraquara

Em entrevista ao Portal Araraquara Agora, prefeito eleito destacou a necessidade de investir na infraestrutura e abastecimento

Direto da Redação
Reprodução/Redes Sociais




Em entrevista ao Portal Araraquara Agora, o prefeito eleito de Araraquara, Dr. Lapena (PL), adiantou seus planos para enfrentar a crise hídrica na cidade. Durante a conversa com o repórter Flavio Fernandes, Lapena destacou a necessidade de investir na infraestrutura de abastecimento de água.

 

Segundo o prefeito, a cidade possui um sistema de captação e tratamento de água eficiente, mas perde grandes volumes devido à tubulação corrompida. “Araraquara capta e trata mais água do que precisa, mas essa água é desperdiçada”, afirmou.

 

Leia Também:
Disputa política acabou’: Lapena aposta em parcerias com governo federal em 2025; entenda.
Prefeito eleito de Araraquara fala sobre desafios financeiros e busca por recursos; 'não dá para esperar janeiro’.


 

A solução passa pela substituição das tubulações. “Resolver é abrir o chão e trocar essa tubulação. Isso vai trazer qualidade e a água vai chegar onde precisa. Custa caro, leva tempo, mas nós vamos fazer,” disse ele.
 

 

O prefeito eleito também propõe a construção de novos reservatórios para captação de água da chuva. “Não está faltando captar, está faltando armazenar,” explicou, defendendo o uso de grandes reservatórios de água da chuva para períodos de estiagem. Lapena sugeriu que a água armazenada possa ser utilizada localmente ou transportada por caminhões-pipa para regar áreas verdes, campos de futebol e até lavar ruas.


 

Para Dr. Lapena, aproveitar os recursos disponíveis exige mais do que tecnologia; requer vontade política. “A maioria dos prédios e casas já capta água da chuva. Não é uma ideia nova, o que falta é vontade política para fazer,” concluiu.
 


 

Durante a entrevista, o prefeito eleito ainda falou de saúde, educação, segurança pública, transporte coletivo e mais. Não assistiu? Veja a entrevista completa, AQUI. 


 

 

Privatização?

 

Vale lembrar que o prefeito eleito divulgou nota, na manhã desta quinta-feira (17), assegurando que o Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) não será privatizado. O DAAE precisa ser reestruturado, para recuperar a qualidade que sempre teve, e não privatizado”.

 

Meu compromisso, como prefeito eleito, é recuperar a capacidade de investimento da autarquia, buscando o equilíbrio econômico de suas contas”.
 


Ainda de acordo com a nota, o DAAE “é um patrimônio e motivo de orgulho para o nosso município. O objetivo do novo governo será unir forças para recompor a estrutura do DAAE, assegurando que a autarquia continue a desempenhar seu papel essencial com eficiência e transparência”.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »