TEMPO | ALERTA DO INMET
INMET emite alerta de chuva intensa e semana começa com risco de temporal no interior de SP
Previsão de pancadas intensas e ventos de até 60 km/h; instabilidade perde força a partir de quarta, quando o tempo muda e o friozinho aparece nas madrugadas

A semana começa com alerta de chuva intensa para Araraquara e região. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um aviso de Perigo Potencial válido para esta segunda-feira (25), indicando possibilidade de chuvas fortes, rajadas de vento e descargas elétricas em diversas áreas do estado de São Paulo.
O alerta também impacta cidades como Américo Brasiliense e Boa Esperança do Sul, que devem enfrentar um cenário climático semelhante ao de Araraquara nos próximos dias. Segundo o comunicado do INMET, há previsão de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo alcançar até 50 mm ao longo do dia, além de ventos intensos entre 40 km/h e 60 km/h.
Embora o grau de severidade seja classificado como “Perigo Potencial”, o órgão alerta para risco, ainda que baixo, de queda de galhos de árvores, pontos de alagamento, descargas elétricas e interrupções no fornecimento de energia.
A recomendação das autoridades é de atenção redobrada principalmente em áreas abertas, vias com histórico de alagamento e durante deslocamentos no período da tarde e noite, quando as instabilidades costumam ganhar força.

- ‘Esperamos que a justiça seja feita’, diz Douglas após caso de racismo em Amazonas x Ferroviária
- Mulher é detida pela PM após esfaquear homem no Jardim Paraíso
- Após sete anos de estrada, banda araraquarense Umbral lança primeiro álbum da carreira
Segunda e terça concentram maior risco de chuva e temporais
De acordo com informações meteorológicas do IPMET/UNESP, a segunda-feira (25) e a terça-feira (26) serão os dias mais instáveis da semana no estado de São Paulo. Uma área de instabilidade atmosférica segue atuando sobre o estado, mantendo muita nebulosidade e ocorrência de chuvas, algumas acompanhadas por trovoadas e descargas elétricas.

Na prática, moradores de Araraquara, Américo Brasiliense e Boa Esperança do Sul devem se preparar para um início de semana com possibilidade de:
✔️ pancadas rápidas, porém fortes
✔️ rajadas de vento
✔️ trovoadas isoladas
✔️ risco maior entre tarde e noite
✔️ atenção para trânsito, atividades ao ar livre e locais sujeitos a alagamentos.
Para Araraquara, o monitoramento é ainda mais importante por conta dos alertas emitidos para chuva intensa e tempestades isoladas, que podem vir acompanhadas de ventania e, em situações pontuais, até granizo isolado.
O que muda no tempo a partir de quarta-feira
A previsão aponta uma mudança significativa no padrão climático já na segunda metade da semana. Segundo o IPMET/UNESP, entre quarta-feira (27) e quinta-feira (28), um sistema de alta pressão atmosférica passa a atuar sobre o estado de São Paulo, reduzindo as condições para chuva na maior parte do interior paulista.
Com isso, a tendência é de:
✔️ redução das instabilidades
✔️ retorno do tempo firme
✔️ maior presença de sol
✔️ ar mais seco
✔️ queda gradual das temperaturas nas madrugadas.
A exceção deve ficar concentrada na faixa leste paulista, onde a circulação dos ventos marítimos ainda poderá manter maior quantidade de nuvens e chuvas fracas.
Além disso, a quinta-feira (28) pode registrar ventos moderados com rajadas ocasionais, acompanhados por um declínio mais perceptível nas temperaturas.
Temperaturas mudam e manhãs devem ficar mais frias
Embora a previsão não indique uma onda de frio intensa, a população da região deverá sentir uma mudança na sensação térmica no fim da semana. As tardes tendem a permanecer relativamente agradáveis, com máximas variando próximas de 26°C a 28°C nas três cidades.
O destaque, porém, ficará para as temperaturas mínimas. No começo da semana, as madrugadas devem permanecer em torno de 16°C a 18°C. Já entre o fim da semana e o próximo fim de semana, os termômetros poderão registrar marcas entre 11°C e 14°C em pontos da região. Essa diferença deve aumentar a chamada amplitude térmica, quando o dia começa mais frio, mas esquenta gradualmente durante a tarde.
Cidade por cidade: o que esperar?
⛅ Araraquara
A cidade aparece entre os municípios com maior atenção para instabilidades no início da semana. Há possibilidade de chuva intensa, vento forte e trovoadas entre segunda e terça-feira. Depois disso, a tendência é de sequência mais seca, abertura de sol e amanheceres mais frios.
⛅ Américo Brasiliense
O comportamento meteorológico deve seguir praticamente o mesmo padrão observado em Araraquara. O município pode registrar chuva concentrada no começo da semana, seguida por rápida estabilização do tempo e queda gradual das temperaturas mínimas.
⛅ Boa Esperança do Sul
Também inserida no mesmo corredor climático regional, Boa Esperança do Sul deve ter instabilidade no início da semana, com melhora progressiva das condições meteorológicas a partir de quarta-feira. O fim da semana promete tempo mais aberto e sensação térmica mais fresca nas manhãs.
Defesa Civil orienta cuidados durante o alerta
Diante da previsão de ventos e temporais isolados, especialistas reforçam cuidados básicos de segurança.
Em caso de rajadas de vento, a orientação é:
- não procurar abrigo debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas;
- evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão, placas e estruturas metálicas;
- não utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante tempestades;
- acompanhar atualizações dos órgãos oficiais.
Em situações de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

🟡 Esta notícia foi publicada originalmente no grupo do portal Araraquara Agora do WhatsApp. Não está nele? Clique aqui e entre agora: https://encurtador.com.br/EVkIm
Fonte: INMET; IPMET/UNESP.
Leia também
- Caça nacional

Caça Gripen E montado no Brasil faz primeiro voo em Gavião Peixoto
- Pequenos leitores

Prêmio FliSolzinha tem três vencedores após empate em Araraquara
- Operação Maria Bonita

VÍDEO: DISE prende grupo suspeito de comandar tráfico na zona norte de Araraquara
- Literatura na estrada

Exposições da FliSol sobre Itamar e Djamila já estão em cartaz
- Economia criativa

Feira Parque em Cena terá carnaval retrô no Dia das Crianças


