Pular para o conteúdo
Sábado, 31 de outubro de 2026
Araraquara Agora
Publicidade

Se aconteceu AGORA, é notícia aqui!

PublicidadeGrupo de WhatsApp do portal
Ibovespa167.922 pts -0,75%
atualizado em 30/10 às 17:18
Publicidade
MRV — Residencial Flora
Publicidade

Chuva em Araraquara

Chuva e tempestade seguem em Araraquara até terça-feira, 03/11

Aviso do INMET mantém chuva e possível granizo em Araraquara até terça-feira (03/11)

Redação|· atualizado em 31/10/2026 às 09:02· 4 min de leitura
Painel da previsão do tempo para Araraquara (SP) em sábado, 31 de outubro: muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas, mínima de 18°C e máxima de 29°C.
Chuva forte atinge o centro de Araraquara durante um dos temporais de sábado, segundo aviso do INMET Arte: Araraquara Agora · Dados: INMET
RESUMOver em 41 segundos
  • Araraquara tem chuva isolada em todo o dia deste sábado (31/10), com máxima de 29°C e mínima de 18°C, segundo o INMET.
  • O aviso de Chuvas Intensas para hoje é o de Perigo Potencial, o grau mais brando da escala, válido das 00h00 às 23h59 de horário de Brasília.
  • O INMET prevê chuva de 20 a 30 mm por hora, podendo chegar a 50 mm no dia, e rajadas de vento de 40 a 60 km/h, com baixo risco de queda de galhos, alagamento, corte de energia e descarga elétrica.
  • Os avisos de Tempestade seguem para domingo (01/11), segunda-feira (02/11) e terça-feira (03/11), também no grau Perigo Potencial, com a possibilidade de granizo e de estrago em plantações.
  • Em caso de emergência, a Defesa Civil atende pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Araraquara tem sábado de chuva e começa a semana sob uma sequência de avisos de tempestade que vai até terça-feira, 03/11. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) aponta pancadas isoladas ao longo de todo o dia de hoje, com máxima de 29°C e mínima de 18°C.

Publicidade
Eixo - Lettera

O vento sopra fraco, primeiro de leste-nordeste e depois muda para oeste-sudoeste, sem força para causar transtorno por si só. O cuidado maior é com a chuva, que pode vir forte em pontos da cidade.

Para hoje, o INMET emitiu um aviso de Chuvas Intensas, classificado como Perigo Potencial, o grau mais brando da escala do instituto. Ele vale das 00h00 às 23h59 deste sábado, horário de Brasília, ou seja, cobre o dia inteiro.

LEIA TAMBÉM

O que diz o aviso de hoje

O aviso prevê chuva entre 20 e 30 mm por hora, podendo somar até 50 mm no dia, e rajadas de vento entre 40 e 60 km/h. Segundo o INMET, esses números trazem baixo risco de queda de galhos, alagamento, corte de energia e descarga elétrica.

Não é motivo para pânico, mas pede atenção redobrada em caso de temporal. Quem for sair, vale levar guarda-chuva ou capa de chuva e deixar uma folga extra no trajeto, já que ruas podem alagar em pontos baixos.

Se o vento apertar, a orientação da Defesa Civil é não se abrigar debaixo de árvores, porque há risco de queda de galhos e de descarga elétrica. Também não estacione o carro perto de torre de transmissão ou placa de propaganda. Dentro de casa, o ideal é desligar aparelhos eletrônicos da tomada enquanto durar o temporal mais forte.

Tempestade chega amanhã e segue até terça

A partir de domingo, 01/11, o aviso muda de nome, mas segue no mesmo grau de Perigo Potencial. O INMET classifica como Tempestade o alerta que vale para domingo, para segunda-feira (02/11) e para terça-feira (03/11), sempre das 00h00 às 23h59 de cada dia.

A diferença em relação ao aviso de hoje é a possibilidade de granizo. Os riscos descritos pelo instituto continuam baixos: queda de galhos, alagamento, corte de energia e, neste caso, também estrago em plantação. A faixa de chuva (20 a 30 mm por hora, até 50 mm no dia) e de vento (40 a 60 km/h) se repete nos três dias.

Na prática, quem mora em Araraquara deve se preparar para um fim de semana e início de semana de tempo instável, com sol entre as nuvens intercalado por pancadas que podem vir acompanhadas de trovão e, eventualmente, de granizo.

Previsão esquenta no domingo e depois esfria

Domingo deve ficar com o céu encoberto e temperatura mais alta, mínima de 19°C e máxima de 32°C. Na segunda-feira, a previsão aponta pancadas de chuva com trovoada isolada, mínima de 20°C e máxima de 30°C.

Na terça-feira a máxima recua para 29°C, com mínima de 18°C, e o padrão de chuva com trovoada se repete. Já na quarta-feira (04/11), fora do período coberto pelos avisos, o tempo volta a ficar encoberto com chuva isolada, com mínima de 22°C e máxima de 32°C.

O vento, em todos esses dias, segue fraco, mudando de direção mas sem força para preocupar sozinho.

Como funciona o aviso do INMET

O INMET trabalha com três níveis de aviso. O Perigo Potencial, cor amarela, é o mais brando e pede atenção, mas sem necessidade de alarme. O Perigo, cor laranja, indica risco maior, e o Grande Perigo, cor vermelha, é o nível máximo, reservado para situações de risco grave à vida e ao patrimônio.

Todos os avisos em vigor em Araraquara nos próximos dias estão no grau mais baixo, o Perigo Potencial. Isso significa seguir os cuidados básicos de prevenção, sem necessidade de medidas extremas, mas sem descuido também.

Em caso de emergência durante qualquer um desses eventos, a Defesa Civil atende pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Onde conferir

Os dados desta previsão foram consultados em sábado, 31 de outubro de 2026, às 05h42 (horário de Brasília), nestas fontes oficiais:

CompartilheWhatsAppFacebookXTelegramE-mail

Leia também

Comentários

O comentário passa por aprovação antes de aparecer. Guardamos apenas o nome e o texto que você escrever.

Publicidade
MRV — Residencial Flora