Araraquara Agora Publicidade 728x90
14/10/2020 às 19h15min - Atualizada em 14/10/2020 às 15h49min

Detenções de Araraquara têm mais de 100 casos de coronavírus registrados

Os Centro de Ressocialização Masculino e Feminino de Araraquara e a Penitenciária já registrou um total de 105 casos de coronavírus, entre presos e servidores públicos. As informações da SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) de São Paulo apontam que destes casos, 29 ainda estão isolados por conta da contaminação. 

De acordo com o levantamento, o CR (Centro de Ressocialização) Masculino de Araraquara possui 33 casos registros da Covid-19, sendo que 27 estão em isolamento. Além disso, dois servidores que também testaram positivos estão afastados. Já no CR Feminino, 45 presas e nove servidoras foram diagnosticadas com a doença. No entanto, todas já voltaram ao convívio. 

Já na Penitenciária, oito presos e oito servidores testaram positivo para o coronavírus. Do total de 16 casos, todos já retornaram ao convívio. 

Vale ressaltar que o Araraquara Agora já havia divulgado uma matéria sobre o surto de casos no Centro de Ressocialização de Araraquara. Na ocasião, a secretária de Saúde, Eliana Honain, garantiu que a contaminação do local já está controlada.

Medidas tomadas segundo a SAP

Em nota, a Secretaria da Administração Penitenciária completou esclarecendo algumas medidas tomadas com relação ao combate do coronavírus. (Veja abaixo).

 

"Nos casos suspeitos entre os presos, o paciente é isolado e a Vigilância Epidemiológica local é contatada. Os servidores em contato com o paciente devem usar mecanismos de proteção padrão, como máscaras e luvas descartáveis. Se confirmado o diagnóstico, além de continuar seguindo os procedimentos indicados, o preso será mantido em isolamento na enfermaria durante todo o período de tratamento. 

Todo servidor com suspeita de diagnóstico de Covid-19 está devidamente afastado sob medidas de isolamento em sua residência, conforme orientações do Comitê de Contingência do coronavírus e a Secretaria acompanha seu quadro clínico, fornecendo todo o suporte necessário para sua recuperação. 

Desde o começo da pandemia, as unidades da SAP têm distribuído material de proteção individual (EPIs) a seus servidores, como como máscaras, luvas, aventais e produtos para higienização das mãos, como o álcool gel. Os presos também recebem  kits de higiene e máscaras. Nos últimos tempos, a distribuição foi intensificada e os cuidados com a higiene redobrados. As unidades também recebem recursos complementares para fazer a aquisição dos itens dispendidos ao longo da quarentena. Quando há reeducandos que fazem parte do grupo de risco da doença, eles seguem devidamente separados do restante da população carcerária."

 

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90