Araraquara Agora Publicidade 728x90
25/04/2024 às 11h06min - Atualizada em 26/04/2024 às 07h41min

Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial: entenda a importância do diagnóstico

Cardiologista Yuri Brasil orienta as principais formas de evitar a doença

Foto Ilustrativa/Marcelo Camargo por Agência



LEIA TAMBÉM:
Importante: Araraquara lança o programa ‘Consultório na Rua’; entenda.
Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil.




Celebrado anualmente em 26 de abril, o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial tem como objetivo
conscientizar a sociedade sobre os riscos que essa condição apresenta quando não recebe o tratamento adequado. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, a hipertensão arterial é responsável por aproximadamente 388 mortes por dia, o que destaca a urgência de ações de prevenção e diagnóstico precoce.


O cardiologista Dr. Yuri Brasil explica que a pressão alta é uma condição médica em que a pressão sanguínea nas artérias se encontra consistentemente elevada. “Isso pode sobrecarregar o coração e danificar os vasos sanguíneos, aumentando o risco de complicações cardiovasculares graves, como doença cardíaca, acidente vascular cerebral e insuficiência renal”.


Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, aproximadamente 24% dos brasileiros com mais de 18 anos têm pressão alta. Essa proporção aumenta significativamente com a idade: nas pessoas com mais de 60 anos e menos de 65 anos, chega a 47%; e atinge pelo menos seis a cada dez indivíduos com mais de 75 anos.

 



Condição silenciosa

 


Dr. Yuri ressalta que a hipertensão é uma condição silenciosa, isso é, muitas vezes sem sintomas evidentes, o que torna o diagnóstico precoce ainda mais crucial. “Para isso, as pessoas devem realizar verificações regulares de pressão, especialmente aquelas com fatores de risco, como histórico familiar, obesidade, sedentarismo e tabagismo”.


O cardiologista também alerta para a importância de adotar um estilo de vida saudável que possa prevenir e controlar a hipertensão, o que inclui uma dieta balanceada, rica em frutas, vegetais e alimentos integrais, com redução do consumo de sal.

 

Praticar exercícios regularmente, não fumar, controlar o peso corporal e maneirar no consumo de álcool são outras medidas efetivas”.
 


 

Dessa forma, Dr. Yuri enfatiza que a prevenção é a chave para combater a hipertensão arterial e reduzir o risco de complicações graves. O Dia Nacional de Prevenção e Combate serve como um lembrete para cuidar da saúde e, sempre que necessário, procurar orientação médica.

 

Com números tão alarmantes em nosso país, é fundamental que a população esteja sempre ciente da necessidade de proteger a saúde do coração”.
 

 


 

  • Formado pela faculdade de Medicina de Fernandópolis (UNICASTELO), Yuri Brasil tem especialização em Cardiologia Clínica pelo Instituto de Moléstias Cardiovasculares de São José do Rio Preto e especialização em Cardiologia Intervencionista e Hemodinâmica pela Santa Casa de São José do Rio Preto.
 
  • Atualmente é médico assistente do Departamento de Cardiologia Clínica e Intervencionista da Santa Casa de Araraquara, onde também tem seu consultório. Também é membro com título de Especialista em Cardiologia da Sociedade Brasileira de Cardiologia e Associação Médica Brasileira.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90