Leia Ainda:
SESI divulga vagas para auxiliar de cozinha, inspetor de alunos, bibliotecário e mais.
Rodovias recebem novos radares na região de Araraquara; veja os trechos.
Moradores do Centro, Carmo e São José, da parte alta da Vila Xavier, além dos bairros da Fonte, Vila Harmonia, Imperador, Sedenho e entorno amanheceram sem água nas torneiras. A falta já causava transtornos desde a segunda-feira (5), quando um incêndio de grande proporção, atingiu a rede de alta-tensão, na mata próximo a captação das Anhumas.
A rede transmite a energia elétrica, sob responsabilidade da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL). “O incêndio também atingiu a entrada de energia da captação das Anhumas e paralisou o sistema de adução de água”, ressaltou o Daae.
“Assim, 50 % da produção de água deixou de ser tratada, afetando o sistema de reservação e distribuição”.
Quando volta?
O gerente de projetos e planejamento estratégico do Daae, Alexandre Coan Pierri, esclareceu, em entrevista a uma rádio da cidade, que a cidade já estava em estado de alerta por conta da seca. Não chove em níveis ideais em Araraquara há 126 dias. O incêndio agravou a situação. “Os reservatórios já estão trabalhando em níveis de atenção. Isso nos preocupa bastante com relação ao sistema de abastecimento superficial”.
Seca e Incêndio: pior combinação
Pierre destacou que mesmo o incêndio atingindo a rede de alta-tensão, as equipes do Daae e da CPFL trabalharam em conjunto para que o sistema de bombeamento voltasse a funcionar. O retorno da energia ocorreu oito horas depois e prejudicou o retorno da água nas casas. “As adutoras estavam vazias e até o sistema reestabelecer, porque é muito longe, começou a produzir água novamente por volta das 16h de ontem (5). Nisso os níveis dos reservatórios estavam críticos nesses três setores: parte alta da Vila Xavier, Fonte, Centro-Carmo”.
“Nós não tivemos como captar a água para distribuir. Hoje (6) por volta das 3h os setores começaram a ser reabastecidos, aos poucos. Nós estamos acompanhando”.
Colaboração de todos
O gerente de projetos e planejamento estratégico do Daae lembrou que por conta do período de seca, é fundamental que os moradores utilizem da melhor forma a água. “É muito importante saber utilizar a água para que os reservatórios não fiquem em estado crítico e enfrentarmos problemas com os setores de abastecimento. Isso nos preocupa bastante”.
Vale lembrar que os bairros que ainda estão sem água, por conta do agravante de ontem (6), o retorno deve ocorrer ainda na manhã desta terça, assegurou o Daae.