30/08/2024 às 06h24min - Atualizada em 30/08/2024 às 06h24min

Perigo: Defesa Civil alerta riscos de incêndios em quase todo o estado de SP

Subiu para dez o número de presos por queimadas

Direto da Redação
Foto Ilustrativa/Crédito: CPFL

 

Leia Também:
Propaganda Eleitoral Gratuita: veja divisões de tempo dos candidatos de Araraquara.
Senai divulga quatro cursos gratuitos de Tecnologia em Araraquara.




O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para o risco elevado de incêndios em quase todo o estado nos próximos dias. Entre esta sexta-feira (30) e domingo (1º), as temperaturas voltam a subir e a umidade relativa do ar deve cair, o que aumenta as chances de queimadas.

 

O Governo de São Paulo mantém o gabinete de crise e monitora a situação dos incêndios. De acordo com meteorologistas da Defesa Civil, com o fim da massa de ar frio, os termômetros sobem, principalmente no interior, com máximas ultrapassando 30ºC.

 

 


 

 

10 presos

 

 O homem, de 39 anos, ateou fogo em diversos pontos de uma plantação de cana na cidade de Pindorama, próxima de São José do Rio Preto.A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) informou que prendeu, nessa quinta-feira (29), o décimo suspeito de envolvimento em incêndio no estado desde o último dia 21.

 

O fogo se alastrou por área extensa da lavoura, cenário que tem sido comum devido ao tempo excepcionalmente seco das últimas semanas. A prisão foi em flagrante após os vigilantes de uma empresa perto do local chamarem a polícia. Com o homem, foram apreendidos uma bicicleta, um isqueiro, uma caixa de fósforos e R$ 158. Em depoimento à polícia, ele disse ter usado drogas antes do crime. O homem foi encaminhado à Cadeia Pública de Catanduva.

 

Esse caso e os outros nove que resultaram em prisões recentes por incêndio não possuem relação entre si, segundo a SSP-SP. A onda de queimadas no estado já tem prejuízo estimado de mais de R$ 1 bilhão, segundo o governo estadual. Mais de 7 mil agentes públicos trabalharam no combate às chamas na última semana. Duas pessoas morreram no combate às queimadas.

 

 

Risco de incêndio

 

O Mapa de Risco de Incêndio, que emite previsões para os próximos dias, aponta que as regiões mais críticas com relação às altas temperaturas são Andradina, Araçatuba, Bauru e Jaú, com máximas podendo chegar a 35ºC. Destaque também para a umidade relativa do ar, que deve atingir níveis críticos ficando abaixo dos 20%. O CGE ainda prevê ventos fortes que podem chegar aos 60km/h.

 

 

Para as regiões Araraquara, São Carlos Ribeirão Preto, Barretos, Franca, Jales, Votuporanga e São José do Rio Preto, os termômetros podem registrar 33ºC, com umidade do ar também abaixo dos 20%. 
 



Já para as regiões de Presidente Prudente, Assis, Marília e Ourinhos, as temperaturas devem ser de 34ºC, além da umidade relativa do ar abaixo dos 20%. As regiões de Itapeva, Sorocaba e Iperó podem registrar máximas de 29ºC, com umidade abaixo dos 25%.

 

 

Nesse caso, recomenda-se evitar exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas, evitar aglomerações em ambientes fechados e usar soro fisiológico para olhos e narinas, além de se hidratar e umidificar o ambiente.
 

 

Nas Regiões Metropolitana de São Paulo, de Campinas, Jundiaí, Campos do Jordão e Guaratinguetá, a máxima prevista será de 27ºC, com umidade relativa do ar ficando abaixo dos 30%. 

 

A mudança climática ocorre devido ao enfraquecimento da massa de ar frio nas Regiões Sul e Sudeste do Brasil, fazendo com que as temperaturas aumentem, resultando em uma sensação térmica mais quente. 

 

Diante disso, medidas de prevenção devem ser adotadas também pela população:

  • Não colocar fogo em áreas de vegetação seca;
  • Não jogar bitucas de cigarro em beiras de rodovias;
  • Não realizar a limpeza da área rural utilizando técnicas com fogo;
  • Não queimar lixo;
  • Não soltar balão.

 

A Defesa Civil ainda atuará preventivamente com ações de conscientização em Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Presidente Prudente. 

 

 

Cuidados com os incêndios florestais

 

O Governo do Estado de São Paulo reúne uma série de esforços para garantir a proteção da população nesse período de risco para incêndios florestais. O Departamento de Estradas e Rodagens (DER) e a Artesp acompanham a situação para eventuais bloqueios de rodovias devido a focos de fogo e fumaça que possam atrapalhar a visibilidade dos motoristas.

 

Além disso, está mantido o plano emergencial na área da Saúde em resposta aos incêndios. O plano é aumentar a capacidade de atendimento das unidades de saúde das regiões de Ribeirão Preto, Franca, Barretos, entre outras. As ações incluem ampliação dos serviços de teleatendimento e orientação de profissionais de saúde.

 

A inalação de fumaça proveniente dos incêndios agrava problemas respiratórios. Por isso, a recomendação é procurar atendimento médico em caso de sintomas como falta de ar, tontura, dor e chiado no peito.

 

A Defesa Civil alerta que, ao avistar fumaça suspeita ou fogo de incêndio em mata, informe imediatamente o Corpo de Bombeiros (193).

 

Com informações: Agência SP.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »