Pular para o conteúdo
Sexta-feira, 30 de outubro de 2026
Araraquara Agora
Publicidade

Se aconteceu AGORA, é notícia aqui!

PublicidadeGrupo de WhatsApp do portal
Ibovespa167.491 pts -1,00%
atualizado em 30/10 às 16:19
Publicidade
MRV — Residencial Flora
Publicidade

Chuva acima da média

Outubro já tem quase o dobro da chuva normal em Araraquara

Até quinta (29), foram 229 mm, contra média de 122 mm no mês; volume já passa o que costuma chover em novembro e até em dezembro

Redação|· atualizado em 30/10/2026 às 15:47· 2 min de leitura
Céu nublado sobre Araraquara, com nuvens carregadas e ruas molhadas por chuva recente, visto de uma avenida arborizada
Outubro de 2026 já acumula 229 mm de chuva em Araraquara, quase o dobro da média do mês Imagem ilustrativa gerada por IA
RESUMOver em 18 segundos
  • Araraquara acumulou 229 mm de chuva em outubro até quinta-feira (29), segundo o Climatempo.

  • A média histórica do mês é de 122 mm; o volume já chega a 188% do normal.

  • O acumulado passa até a média de novembro (177 mm) e a de dezembro (220 mm).

  • O INMET mantém aviso de chuvas intensas para sexta (30) e sábado (31).

Outubro de 2026 já é um mês de chuva muito acima do normal em Araraquara. Até quinta-feira (29), a cidade acumulou 229 milímetros, segundo o Climatempo. A média histórica do mês é de 122 mm.

Publicidade
Eixo - Lettera

Isso quer dizer que choveu 188% da média, quase o dobro, ou 107 mm a mais do que o esperado para outubro inteiro. E o mês ainda não terminou.

Cada milímetro equivale a um litro de água por metro quadrado. Na prática, caíram 229 litros de água sobre cada metro quadrado da cidade em 29 dias.

LEIA TAMBÉM

Mais chuva do que em novembro e dezembro

Outubro costuma marcar o começo da temporada de chuvas na região, depois do inverno seco. O volume deste ano, porém, já passou não só a média de outubro, mas também a de novembro (177 mm) e a de dezembro (220 mm), meses tipicamente mais chuvosos.

Só janeiro, o mês mais chuvoso do ano em Araraquara, tem média maior, de 266 mm.

Média de chuva em Araraquara, mês a mês:

  • Setembro: 68 mm
  • Outubro: 122 mm
  • Novembro: 177 mm
  • Dezembro: 220 mm
  • Janeiro: 266 mm
  • Outubro de 2026, até o dia 29: 229 mm

O total ainda pode subir

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) mantém aviso de chuvas intensas para Araraquara nesta sexta-feira (30) e no sábado (31), no grau Perigo Potencial, o mais brando dos três. O instituto prevê entre 20 mm e 30 mm por hora, ou até 50 mm ao longo do dia, com ventos de 40 km/h a 60 km/h.

Em temporal, a orientação é não se abrigar debaixo de árvore, não estacionar perto de torres e placas e desligar aparelhos da tomada. Em emergência, ligue para a Defesa Civil, no 199, ou para o Corpo de Bombeiros, no 193.

De onde vêm os números

O acumulado de outubro combina dados de estações meteorológicas e de satélite do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Inpe, e é publicado pelo Climatempo. A média vem de 30 anos de dados de reanálise ERA5, uma base europeia que reconstrói o clima do passado a partir de observações.

Os dois números são estimativas para a área da cidade, e não a leitura de um único pluviômetro. Por isso, o volume medido em um bairro específico pode ser diferente.

Onde conferir (dados consultados nesta sexta-feira, 30 de outubro, às 15h30, horário de Brasília):

CompartilheWhatsAppFacebookXTelegramE-mail

Leia também

Comentários

O comentário passa por aprovação antes de aparecer. Guardamos apenas o nome e o texto que você escrever.

Publicidade
MRV — Residencial Flora