Araraquara Agora Publicidade 728x90
16/03/2022 às 11h21min - Atualizada em 16/03/2022 às 11h21min

Estresse em homens de meia-idade aumenta o risco de doenças cardiovasculares

O cardiologista Yuri Brasil orienta sobre as melhores formas de prevenção contra esse problema

Canva/ Ilustração

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Boston e publicada no Journal of the American Heart, mostrou que homens de meia-idade que passam por situações exacerbadas de estresse ou preocupação têm maior risco de desenvolverem doenças cardíacas, derrames e até mesmo diabetes tipo 2.


Segundo o cardiologista Yuri Brasil, fatores como pressão alta, obesidade e alguns hábitos de vida como tabagismo e uma alimentação desregulada também podem ter uma maior influência na saúde cardiológica dos homens de meia-idade. “Assim como a falta de prática regular de atividades físicas.”


Outro aspecto ressaltado pelo estudo é que indivíduos com alto nível de neuroticismo – um traço de personalidade caracterizado por uma tendência a interpretar situações como ameaçadoras ou estressantes – possuem maior probabilidade de experimentar ansiedade, medo, tristeza, e raiva, o que também aumenta as chances de desenvolver doenças cardiológicas.

 

“Histórico familiar e fatores de renda conturbados também contribuem para a presença das enfermidades e podem ser observadas como ponto de análise da pesquisa, embora o material não aponte se os indivíduos em questão sofrem de ansiedade ou possuem traços aumentados de neuroticismo”, comenta Yuri.



Diante desse cenário, o especialista alerta ser imprescindível que indivíduos de meia-idade propensos a preocupações ou situações de estresse prestem mais atenção à sua saúde cardiológica.

 

Dando prioridade a uma alimentação saudável, a prática de atividades físicas e, principalmente, aos exames regulares com o seu cardiologista a fim de entender como anda o funcionamento do corpo nessa fase da vida.”

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90