Araraquara Agora Publicidade 728x90
29/07/2020 às 16h00min - Atualizada em 29/07/2020 às 12h13min

Artistas homenageiam profissionais da saúde em graffitis por Araraquara

'Cores e Curas', um projeto Idealizado pelo grafiteiro Jota Aracê com a participação direta de outros quatro artistas, Livia, Du Rodrigues, Ga Krya e Preto, homenageiam profissionais da saúde e serviços essencial em graffitis espalhados por espaços de Araraquara. Durante o último final de semana, mais cinco novas criações foram produzidas, procurando motivar as pessoas em relação aos cuidados em meio à pandemia do coronavírus. 

"O projeto ‘Cores e Curas’ nasceu com intenção de nesse momento de isolamento, onde a maioria das pessoas está em casa. A ideia é trazer um pouco de cor, passar uma mensagem de esperança e positividade. Cada artista trabalhou da sua forma, com sua linha autoral de trabalho, mas todo mundo com essa temática em comum de passar uma visão positiva, com energia nova para o enfrentamento desse período", comenta Jota Aracê.

Para a criação dos graffitis são utilizados como suporte prédios públicos de Araraquara que possuem acesso às ruas. No último fim de semana, cinco novos locais receberam as produções dos artistas: Biblioteca Municipal Mario de Andrade (Aracê), Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa (Du Rodrigues), Centro de Artes e Ofícios Vereadora Deodata do Amaral (Livia), CEU das Artes (PRETO) e Terminal da Integração (Ga Krya). 

Obras criadas

Aracê lembra que os grafiteiros convidados ficaram livres para a criação. "Dentro de trabalho de cada um, quando fiz a proposta de trabalhar com a temática de pandemia, todos ficaram livres para trabalhar da forma mais conveniente", explica

"O Du Rodrigues fez um mural na Casa da Cultura: é um trabalho com caligrafia, escrito 'SUS', com vários personagens formando as palavras com o significado de 'Somos Um Só'; o Ga Krya pintou um muro próximo ao Terminal de Integração, em que a proposta são borboletas e muitas cores vibrantes, lembrando que a borboleta significa transformação; já a Lívia trabalhou um mural no Centro de Artes e Ofícios (Projeto Guri) trazendo uma referência ao feminismo; e o Preto, em um mural no CEU das Artes, trabalhou o retrato de um médico com asas, de forma mais lúdica", contou.

Jota Aracê, com obras em 7 países e trabalhos bastante conhecidos em Araraquara, apresenta a instalação "Tudo Passa" na Biblioteca Municipal. "A ideia foi, além da homenagem feita com a pintura, fazer também uma doação de 150 máscaras descartáveis para o enfrentamento da pandemia. Quem quiser e precisar, é só ir à biblioteca e pegar a máscara enquanto ainda houver. Tem uma plaquinha explicativa do projeto. Só vir, tirar a máscara dos preguinhos e levar", explica. "É um gesto de doação para incentivar outras pessoas a doarem – sejam máscaras, produtos de higiene pessoal, alimentos. É uma onda que está rolando e precisamos incentivar", finalizou Aracê.

A realização do projeto é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, e o Sesc Araraquara.

[gallery ids="12651,12652"]


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90