Araraquara Agora Publicidade 1200x90
Araraquara Agora Publicidade 728x90
28/03/2023 às 10h33min - Atualizada em 28/03/2023 às 10h33min

Atividade física reduz mortalidade por causas cardiovasculares; veja dicas

Cardiologista Yuri Brasil destaca os principais benefícios de manter o corpo em constante movimento

Foto Ilustrativa/ Freepik

Leia Também:
Especialista alerta para importância de cuidados com a pele no outono.
Cartilha ensina como liberar emoções de bem-estar e felicidade.




Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um adulto deve praticar exercícios físicos ao menos 150 minutos por semana. Já uma pesquisa inglesa, publicada no British Journal of Sports Medicine, apontou que 75 minutos semanais já seriam suficientes para reduzir a mortalidade em decorrência de doenças cardiovasculares e até mesmo certos tipos de câncer.


De acordo com o cardiologista Dr. Yuri Brasil, a constatação da pesquisa considera a diminuição da pressão arterial e a melhora da circulação sanguínea como alguns dos principais benefícios em manter o corpo em movimento, além de fortalecimento do sistema imunológico, diminuição de quadros de insônia, melhora do humor, maior controle da glicemia e complicações da diabetes.

 

"As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia mostram também que os problemas são responsáveis por mais de 1.100 óbitos todos os dias no país. Dessa forma, a pesquisa indica que estabelecer uma mudança nos níveis de atividades físicas, de modo a, eventualmente, atingir 150 minutos semanais pode impedir até 16% das mortes consideradas evitáveis”.



 

Logo, quanto mais atividades forem praticadas, mais forte será o coração. Manter o corpo em movimento também estimula o crescimento de novos vasos sanguíneos, diminuindo a pressão arterial.

 

“Lembrando que se o objetivo for a prevenção de doenças, não são necessários exercícios de alta intensidade. Apenas a prática de atividades moderadas, como caminhadas, pilates ou movimentos na piscina, já são suficientes para fortalecer consideravelmente o organismo. O importante é sempre manter-se afastado o máximo possível do sedentarismo e de todas as suas consequências”, pontua o cardiologista.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90