Araraquara Agora Publicidade 728x90
19/05/2023 às 11h05min - Atualizada em 19/05/2023 às 11h51min

Poupatempo realiza mutirão de renovação da CNH neste sábado (20); veja como participar

Agendamento gratuito e obrigatório está disponível nos canais digitais 

Portal do Governo
Foto: Marcelo Casal Jr/ Agência Brasil

LEIA AINDA:
Saiba quem pode e como participar do Programa Jovem Aprendiz em Araraquara.




Os motoristas que precisam renovar a Carteira Nacional de Habilitação até o final de maio podem aproveitar este sábado (20) para realizar o serviço nos postos do Poupatempo.


Para a primeira ação do mês, feita em parceria com o Detran-SP, foram disponibilizadas mais de 11,1 mil vagas em todo o estado de São Paulo.


Desde o início de 2023, o calendário de renovação voltou ao cronograma habitual, conforme data imprensa em cada documento. Assim, quem tem a habilitação vencendo em maio deve renovar em, no máximo, 30 dias após ou 30 dias antes da validade impressa no documento.

 

Além disso, as CNHs vencidas em setembro de 2022 e que tiveram prazo estendido de renovação por deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) também precisam atualizar o documento até 31 de maio.

 

O prazo máximo para regularização das habilitações vencidas entre junho e dezembro de 2022 vai até 31 de agosto deste ano, conforme o cronograma abaixo:  

 

 

Mês/Ano de Vencimento   

Prazo Máximo   

 

 

 

Setembro/2022   

Maio/2023   

Maio/2023   

Outubro/2022   

Junho/2023   

Junho/2023   

Novembro/2022   

Julho/2023   

Julho/2023   

Dezembro/2022   

Agosto/2023   

Agosto/2023   

 

 

 

Agendamento para o mutirão  

   

 

O agendamento para o atendimento presencial no Poupatempo é obrigatório e gratuito, sem nenhum custo para o cidadão. Basta acessar os canais eletrônicos oficiais do programa: portal do Poupatempo, aplicativo Poupatempo Digital, totens de autoatendimento e no assistente virtual chamado "P", disponível também no WhatsApp pelo número (11) 95220-2974.

 

 

Renovação Simplificada

 

 

A renovação simplificada deve ser feita preferencialmente de forma remota, seja via Poupatempo ou nos canais do Detran.SP. Para isso, o motorista só precisa seguir o passo a passo do atendimento online, realizar o exame médico na clínica indicada durante o processo. O novo documento será enviado pelos Correios ao endereço de cadastro da CNH.   

  

Os motoristas com CNH nas categorias C, D ou E precisam fazer o exame toxicológico em laboratório credenciado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) com antecedência.

 

O exame é válido por dois anos e meio para menores de 70 anos e tem a mesma validade da CNH para maiores de 70 anos. O condutor também pode solicitar a mudança de categoria nos canais digitais, inclusive durante o processo de renovação simplificada.   

 

 

Renovação da CNH  

 

 

Basta acessar o portal do Poupatempo ou aplicativo Poupatempo Digital, clicar em Serviços > CNH > Renovação de CNH. Após confirmar ou atualizar os dados, o motorista agenda o exame médico na clínica credenciada indicada pelo sistema.

  

Quem exerce atividade remunerada ou optar pela inclusão do EAR na CNH também precisa passar por avaliação psicológica e será direcionado a um profissional credenciado.   

  

Após a aprovação nos exames, é necessário pagar a taxa de emissão e aguardar as orientações que serão enviadas por e-mail pela Senatran para acessar a CNH Digital. Ela tem a mesma validade do documento físico e fica disponível pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

 

O código de segurança para acessar a CNH digital também pode ser consultado nos canais eletrônicos do Poupatempo.  

 

 

Anota Aí:

 

  • Primeiro mutirão de maio para renovação de CNH 
  • Data: sábado, dia 20 de maio
  • A consulta deve ser feita no site do Poupatempo.



 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90