Araraquara Agora Publicidade 728x90
02/08/2023 às 09h12min - Atualizada em 02/08/2023 às 09h43min

Preso: Walter Delgatti está custodiado na PF de Araraquara

Polícia Federal da cidade diz que apenas apoia a operação de Brasília

Arquivo Araraquara Agora

Leia Também:
Hacker de Araraquara é preso e PF faz buscas na casa de Carla Zambelli.
Força Tática prende dupla por tentativa de roubo; um portava arma falsa.


 

 



O hacker de Araraquara, Walter Delgatti , está custodiado na Polícia Federal de Araraquara, após os policiais cumprirem mandado de prisão preventiva na manhã desta quarta-feira (2). A PF de Araraquara afirmou que apenas apoiou a operação de Brasília.


A defesa de Walter confirmou a prisão na data de hoje (2). “A prisão foi determinada pelo Eminente Ministro Alexandre de Moraes. Até o momento a defesa não teve acesso a decisão que determinou a prisão”, disse em  nota os advogados Ariovaldo Moreira e Matheus Moreira.

 

Operação



Nesta quarta-feira (2), a Polícia Federal deflagrou a "Operação 3FA", que investiga a invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em janeiro deste ano, e a inserção de documentos e alvarás de soltura falsos no Banco Nacional de Mandados de Prisão.

 

Além do mando de prisão preventiva de Delgatti, estão sendo cumpridos dois mandados de busca e apreensão em São Paulo, além de três mandados de busca e apreensão no Distrito Federal. Os mandados serão cumpridos no apartamento e no gabinete da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP).


 

Em nota, a corporação informou que as ações ocorrem no escopo de um inquérito policial instaurado para apurar a invasão ao sistema do CNJ, que tramitou na Justiça Federal, mas teve declínio de competência para o Supremo Tribunal Federal (STF) em razão do surgimento de indícios de possível envolvimento de uma pessoa com prerrogativa de foro.

 

Os crimes apurados ocorreram entre os dias 4 e 6 de janeiro de 2023, quando teriam sido inseridos no sistema do CNJ e, possivelmente, de outros tribunais do Brasil, 11 alvarás de soltura de indivíduos presos por motivos diversos e um mandado de prisão falso em desfavor do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes.”
 

 

As inserções fraudulentas, segundo a PF, foram feitas com a utilização de credenciais falsas obtidas de forma ilícita e que permitiram aos criminosos ter controle remoto dos sistemas.

 

Os fatos investigados configuram, em tese, os crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica”, concluiu a corporação.

 

Em seu perfil no Twitter, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, postou que os mandados judiciais são relativos a invasões ou tentativas de invasões de sistemas informatizados do Poder Judiciário da União, no contexto dos ataques às instituições.

 

Em prosseguimento às ações em defesa da Constituição e da ordem jurídica, a Polícia Federal está cumprindo mandados judiciais relativos a invasões ou tentativas de invasões de sistemas informatizados do Poder Judiciário da União, no contexto dos ataques às instituições”.
 




Com informações: Agência Brasil. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90