Araraquara Agora Publicidade 728x90
10/12/2023 às 19h39min - Atualizada em 14/12/2023 às 08h59min

Não tá fácil para ninguém: dezembro, época também de ansiedade e depressão

Psicóloga Soraya Del Grossi comenta sobre a depressão natalina; ‘redes sociais podem contribuir ’

Direto da Redação
Foto Ilustrativa/ Daniel Mello por Agência Brasil
  • Quer ficar por dentro das últimas novidades em tempo real? Participe da nossa Comunidade do WhatsApp.
  • Siga nossas redes sociais Facebook Instagram.

 

Leia Também:
Caravana Coca Cola; confira o trajeto dos caminhões nesta quinta-feira (14) em Araraquara.




Difícil escapar de sentimentos ligados ao fim do ano. O que eu ganhei? O que eu perdi? O que eu fiz? O que eu deixei de fazer? São questionamentos que aparentemente se tratam de um simples e produtivo um “balanço do ano”, mas que podem desencadear sentimentos preocupantes para a saúde mental.

 

Segundo a psicóloga Soraya Del Grossi, quando essas questões te levarem para um caminho mais nebuloso, é importante dar uma pausa, respirar e refletir. “Se acolha e entenda esses sentimentos. De onde eles vem? Será que esses sentimentos estão sendo embutidos muito por conta das redes sociais? Lugar onde tá todo mundo muito feliz, as famílias são unidas, tá tudo muito certo. Será que tudo isso não esta impactando o meu sentir?”, explica.

 

A especialista ressalta a necessidade de se fazer um exercício de reflexão. Outra “dica de ouro” é se distanciar das comparações. Afinal, nem tudo que é compartilhado nas redes sociais é real.

 

 

Dê uma pausa

 

 

Final de ano é um combo de festas e confraternizações. Muitas vezes, as pessoas estão esgotadas e falta alta energia e disposição. Neste caso, Del Grossi lembra que é possível dizer um sonoro não para o bem-estar individual. “Entender também que quanto menos cobranças você tiver neste momento, melhor. Ás vezes não dá para ir em todas as confraternizações”.

 

Não se cobre para estar presente em todas as confraternizações. Entenda que é uma passagem de ano. A gente vai virar o calendário, mesmo que sejam datas tão simbólicas. 2024 vai chegar e vamos continuar a nossas vidas”, comenta.

 

Quanto menos cobrança você tiver nesta época do ano, melhor”, finaliza.
 

 

Gostou do conteúdo? A psicóloga Soraya Del Grossi já falou no portal sobre o termo dezembrite. Dá uma olhadinha! É só clicar AQUI.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90