19/07/2024 às 10h39min - Atualizada em 19/07/2024 às 10h39min

O que se sabe sobre suspeita de venda de atestados médicos falsos em Araraquara

Carimbos de dois médicos da Santa Casa foram utilizados indevidamente; 21 atestados foram identificados

Direto da Redação




Leia Ainda:
Homem é morto queimado em cidade da região; caso é investigado.
Vagas Abertas: Confira as oportunidades no PAT de Araraquara nesta sexta-feira (19).





A emissão de atestados e receitas médicas falsas é investigada pela Polícia Civil de Araraquara. A princípio, o boletim de ocorrência indicava que uma enfermeira, funcionária da Santa Casa, era suspeita da venda dos registros falsos, que utilizava carimbos de dois médicos, plantonistas do hospital. Porém, após a apuração da Santa Casa, constatou-se que a suspeita é técnica de enfermagem.

 

 

Entenda

 

 

A denúncia, relatada pelo Portal Araraquara Agora, nesta quarta-feira (18), foi por meio do registro de boletim de ocorrência registrado pela médica da Santa Casa, de 26 anos, informando que uma colega de trabalho lhe comunicou, por mensagem via WhatsApp, que a técnica de enfermagem falsificava atestados e receitas médicas em nome da médica, com o uso indevido do seu carimbo.

 

Imediatamente, a médica contactou a chefia da enfermagem da Santa Casa, que já tinha recebido a informação da administração de uma usina de Araraquara, que entrou em contato com o hospital, questionando a quantidade significativa de atestados assinados e carimbados com nomes dos médicos da unidade de saúde.

 

A administração da usina ainda reportou que tinham atestados assinados por outro médico, também do hospital.

 

 

O que há de novo?

 

 

O provedor da Santa Casa de Araraquara, Jéferson Yashuda confirmou na manhã desta sexta-feira (19), que são DUAS técnicas de enfermagem que utilizaram os atestados falsos na unidade. Ambas foram demitidas.

 


No dia 4 (julho), durante investigação interna, após um médico plantonista ter registrado boletim de ocorrência (no dia 3 de julho), nós apuramos e, com respaldo jurídico, demitimos as duas técnicas de enfermagem que se beneficiaram com atestados falsificados”, disse em entrevista a uma emissora de rádio da cidade.
 

 

No registro policial, o médico, de 38 anos, informou que recentemente, durante atendimento, teve que deixar a sala por alguns minutos, mas quando voltou o seu carimbo tinha sumido.

 

 

Dois médicos são vítimas do esquema

 

Com o registro de boletim de ocorrência denunciando a mesma prática, nesta semana, pela médica da unidade e o questionamento por parte da usina, a Santa Casa decidiu apurar com mais detalhes a denúncia. “Nós apuramos que não tinham outros profissionais que se beneficiaram no esquema”.

 

 

21 atestados

 

 

Na santa casa, foram identificados três atestados, utilizados pelas duas profissionais demitidas. Já na usina, foram 18 atestados falsos. Esses números indicaram a ligação entre a empresa e o hospital, pois, segundo o provedor “os atestados estavam com o emblema da Santa Casa e o carimbo dos médicos da unidade, mas nenhum dos médicos tem envolvimento, tanto que eles registram boletim de ocorrência”.

 

No boletim de ocorrência, uma dessas técnicas de enfermagem, de 28 anos, é denunciada pela venda dos atestados falsos. “Foi comprovado através das letras e das datas que esses médicos não estavam na Santa Casa nestas respectivas datas. Eles ainda atestaram que as caligrafias e assinaturas não eram a deles e que não tiveram contato com nenhum dos pacientes que receberam os atestados”.

 

De forma geral, nossa equipe trabalha com retidão, não têm um número excessivo de atestados, mas são eventualidades que ocorrem e temos que tomar as devidas providências”, finalizou Yashuda.
 

 

O caso é investigado pela Polícia Civil. Vale lembrar que a Santa Casa e a usina se comprometeram a colaborar. O Portal Araraquara Agora acompanha.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »