10/10/2024 às 06h35min - Atualizada em 10/10/2024 às 06h35min

Araraquara decreta situação de emergência por seca prolongada

Município mobiliza ações de racionamento e combate ao desperdício de água

Direto da Redação

Leia Também:
Veja como se inscrever para o Concurso Público dos Correios; salários de até R$ 6,8 mil.
Redação do ENEM: confira 10 dicas para arrasar na prova.

 



Araraquara decreta situação de emergência, em decorrência da estiagem, conforme parecer do Departamento Autônomo de Água e Esgotos de Araraquara (DAAE) e com base na Codificação Brasileira de Desastres (COBRADE). O decreto foi publicado pela Prefeitura, nos Atos Oficias desta quarta-feira (9). Até a madrugada desta quinta-feira (10), não chovia na cidade há mais de 180 dias.

 

De acordo com o documento, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais da administração direta e indireta para atuarem, sob a coordenação do DAAE, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário, inclusive o disposto no Plano de Racionamento Emergencial no Abastecimento de Água (PREAB), aprovado junto a Agência Reguladora dos Serviços Saneamento (ARES-PCJ).

 

 

Também o DAAE está autorizado, se necessário estabelecer através de portaria, regras excepcionais para combater o desperdício de água potável, a fim de conter seu consumo abusivo.
 

 


Por fim, em razão da situação de emergência decretada, estão autorizadas ainda eventuais contratações que se fizerem necessárias ao atendimento da situação excepcional imposta pela seca.
 





Para enfrentar essa grave crise hídrica, o DAAE teve que implantar a Operação Estiagem em alguns pontos da cidade, realizando manobras com o auxílio dos poços para levar água aos setores atingidos, mas existe uma limitação hidráulica e topográfica, não sendo possível suprir toda a demanda, principalmente, em dias e horários de maior consumo.




 



 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »