Pular para o conteúdo
Quarta-feira, 07 de outubro de 2026
Araraquara Agora
Publicidade

Se aconteceu AGORA, é notícia aqui!

PublicidadeGrupo de WhatsApp do portal
Publicidade
MRV — Residencial Flora (2)
Publicidade

SIEMACO | ASSEMBLEIA

Sindicato convoca assembleia em Araraquara e questiona cooperativas após crise na Soluções

Sindicato questiona substituição por cooperados e reúne trabalhadores nesta terça para discutir direitos e próximos passos

Cassiane Chagas|· atualizado em 15/09/2026 às 06:00· 3 min de leitura
Sindicato convoca assembleia em Araraquara e questiona cooperativas após crise na Soluções
SIEMACO convocou trabalhadores da Soluções para assembleia em Araraquara e questiona uso de cooperados para substituir funcionários da terceirizada Foto ilustrativa: Arquivo Araraquara Agora.

 

O SIEMACO Araraquara e Região convocou os trabalhadores da Soluções Serviços Terceirizados para uma Assembleia Geral Extraordinária nesta terça-feira (15), em meio à crise provocada pela interrupção dos serviços da empresa em equipamentos públicos de Araraquara.

A reunião está marcada para ocorrer no Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, na Avenida Paulo da Silveira Ferraz, 455, Vila Xavier. A primeira convocação será às 8h e a segunda, às 9h30. Segundo o SIEMACO, o encontro deverá definir os próximos passos da categoria diante da paralisação e das medidas adotadas pela Prefeitura para recompor os serviços.

Entre os principais assuntos previstos estão:

✔ Paralisação das atividades;

✔ Garantia de salários e outros direitos trabalhistas;

✔ Implantação do serviço cooperado;

✔ Providências e denúncias junto ao Ministério Público do Trabalho;

✔ Ações jurídicas e negociações em andamento, além de outros temas de interesse dos funcionários da empresa.

A convocação ocorre depois de o sindicato divulgar uma manifestação contrária à possibilidade de trabalhadores da Soluções serem substituídos por cooperados na prestação dos serviços municipais.

 

Leia Também

 

SIEMACO questiona contratação de mão de obra cooperada

Em nota oficial, o SIEMACO afirmou ver com “profunda preocupação” a utilização de mão de obra cooperada como alternativa para a crise dos serviços terceirizados. A entidade sustenta que os funcionários da Soluções mantêm vínculo empregatício, salários, benefícios, Convenção Coletiva e garantias trabalhistas que precisam ser preservados durante a busca por uma solução para o impasse.

A posição do sindicato surgiu após a Prefeitura apresentar as cooperativas como alternativa mais rápida para recompor as equipes que deixaram de atuar nos equipamentos municipais. Durante coletiva na última quinta-feira (10), o secretário municipal de Governo, Leandro Guidolin, informou que a administração conversava com cooperativas para formar equipes emergenciais. A estratégia permitiria, segundo a Prefeitura, restabelecer gradualmente a limpeza dos prédios e consequentemente o atendimento à população.

O SIEMACO contesta a possibilidade de a solução emergencial se transformar em substituição de empregos formais por trabalhadores vinculados a cooperativas. Para o sindicato, a agilidade necessária à administração pública não deve resultar em relações de trabalho com garantias diferentes das existentes no contrato dos empregados da Soluções.

A entidade também atribui ao poder público a responsabilidade de garantir a continuidade dos serviços, o cumprimento dos contratos e a proteção dos direitos dos trabalhadores.

Segundo o sindicato, as negociações continuarão sendo acompanhadas e medidas poderão ser adotadas junto aos órgãos competentes caso a entidade entenda que os funcionários estejam sendo prejudicados.

 

SIGA: FACEBOOK E INSTAGRAM

 

Assembleia discutirá salários, direitos e medidas jurídicas

A reunião desta terça deverá concentrar a discussão sobre o futuro dos trabalhadores diretamente afetados pelo impasse. Na convocação oficial, o SIEMACO incluiu entre os assuntos os salários e demais direitos trabalhistas, além de esclarecimentos sobre a implantação do serviço cooperado.

Também deverão ser apresentadas aos trabalhadores informações sobre denúncias e providências junto ao Ministério Público do Trabalho e sobre ações jurídicas e negociações em andamento.

O sindicato afirma que as decisões tomadas coletivamente serão utilizadas para estabelecer os próximos passos da representação da categoria.

Em outra manifestação divulgada durante a crise, o SIEMACO declarou apoio ao SISMAR (Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara e Região), que havia se posicionado contra a realização de tarefas de limpeza por servidores municipais contratados para outras funções.

O SIEMACO afirmou que os sindicatos têm como função orientar os trabalhadores e defender o cumprimento das atribuições profissionais. A entidade também manifestou solidariedade aos empregados da Soluções e disse que eles enfrentam um período de insegurança em relação a pagamentos, benefícios e outros direitos.

 

CompartilheWhatsAppFacebookXTelegramE-mail

Leia também

Comentários

O comentário passa por aprovação antes de aparecer. Guardamos apenas o nome e o texto que você escrever.

Publicidade
MRV — Residencial Flora