Araraquara Agora Publicidade 728x90
12/11/2021 às 07h43min - Atualizada em 12/11/2021 às 07h43min

Novembro Azul: entenda o que pode indicar o crescimento da próstata

Nefrologista alerta para a necessidade dos homens se manterem mais atentos a própria saúde

O Novembro Azul é um período do ano dedicado à conscientização da saúde dos homens. No decorrer do mês, diversas campanhas buscam informar esse público sobre a necessidade de consultas médicas regulares e até mesmo do autoexame nos testículos, a fim de encontrar possíveis irregularidades.

 

Segundo o nefrologista Henrique Carrascossi, a data também alerta para algumas condições que podem afetar a próstata, como a hiperplasia prostática benigna (HPB).
 

Após os quarenta anos, a maioria dos homens apresenta uma tendência de aumento do volume da próstata. Esse processo fisiológico é algo comum e quase sempre benigno, não representando nenhum tipo de câncer. Com um acompanhamento médico constante é possível identificar o surgimento dessa condição e prevenir desconfortos como dificuldade para urinar, jato urinário fraco ou gotejamento e sensação frequente de bexiga cheia”, diz.


Caso o paciente não trate o aumento da próstata de forma adequada, a urina pode ficar retida na bexiga, o que eleva o risco de infecções renais e cria um aumento de pressão nos rins. “Com os órgãos trabalhando de maneira forçada, eles entram em sofrimento e dilatação, o que pode resultar em uma doença renal crônica e até mesmo perda da função renal, uma situação que pode ser irreversível e levar a necessidade de diálise”, explica Carrascossi.


Já o tratamento da condição costuma envolver terapias medicamentosas que trabalhem em prol da diminuição do tamanho da próstata. Alguns casos específicos – que se apresentem mais complicados – também podem necessitar de intervenções cirúrgicas a fim de desobstruir a saída de urina da bexiga para a uretra.


Dessa forma, o nefrologista orienta que os homens não deixem para procurar um médico apenas no surgimento dos sintomas de uma doença, mas que frequentem especialistas e realizem exames regularmente. “A hiperplasia prostática costuma ser benigna, mas um tratamento adequado é essencial para que a condição não se torne um problema maior”.

 

“O Instituto Nacional de Câncer (INCA) também ressalta que mais de 65 mil novos casos de neoplasias no ano dizem respeito ao câncer de próstata, correspondendo a 29,2% dos tumores incidentes no sexo masculino. Esse cenário aponta para a necessidade de uma mudança na falta de hábito dos homens em cuidar da própria saúde, pois quanto mais cedo um tumor for descoberto, maior a chance de cura”, alerta Dr. Henrique.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90