04/06/2020 às 16h00min - Atualizada em 04/06/2020 às 15h05min

Isolamento social fica em 39% no 3º dia de flexibilização em Araraquara

Por Brenda Bento

A taxa de isolamento social em Araraquara ficou em 39% nesta quarta-feira (3), terceiro dia de flexibilização da quarentena, ou seja, retomada de serviços considerados não essenciais. Nos dois primeiros dias de flexibilização, índice ficou em 40%.

Com a taxa de isolamento social caindo e os casos de coronavírus aumentando no município, a prefeitura não descarta a retomada da quarentena e cancelamento das medidas de flexibilização.

Desde o início do monitoramento realizado pelo governo Estadual em março, a maior taxa de isolamento social registrada em Araraquara foi de 54%. O município está na lista das piores taxas do estado.

Dessa forma, o isolamento social em Araraquara segue muito inferior ao recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 70%.

 
Monitoramento

A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.

O Governo do estado utiliza o sistema de monitoramento em 104 cidades com mais de 70 mil habitantes.

O Simi-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Estado possa consultar informações agregadas sobre deslocamento nos 645 municípios paulistas. As informações são aglutinadas e anonimizadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »