Araraquara Agora Publicidade 728x90
21/03/2022 às 17h17min - Atualizada em 21/03/2022 às 17h17min

Araraquara já tem mais de 1300 casos de dengue em 2022

Cidade tem feito nebulização e fumacê nos bairros

A Prefeitura de Araraquara divulgou nesta segunda-feira (21) o balanço da dengue na cidade. Conforme informado, a cidade registra 1.317 casos confirmados e tem 3 mortes ocasionadas pela doença neste ano. 

"
Segundo a Vigilância, o ano de 2022 (até esta sexta-feira, dia 18 de março) registra 1.317 casos confirmados de dengue. Foram 138 casos em janeiro, 539 casos em fevereiro e 640 em março. O índice deste ano está muito aquém do registrado em 2019, quando o município enfrentou uma epidemia. Naquela oportunidade, 23.134 casos foram registrados no ano inteiro e 16.911 entre janeiro e março. Porém, o índice deste ano está acima do registrado no ano todo de 2021", informou a prefeitura. 

Com o avanço dos casos da dengue, agentes de controle de endemias da Vigilância Epidemiológica realizam trabalhos casa a casa por bairros da cidade. Nesta segunda-feira (21), Iguatemi, Cecap, Centro e Jardim Pinheiros receberam vistorias. A 
nebulização passou pelas ruas da Vila Xavier. Já o fumacê passou pela área dos vagões da Rumo, na região central, nesta segunda, e também no Jardim Tamoio, onde o trabalho se estende no fim da tarde e início da noite.

Ações nesta terça-feira (22)

Nesta terça-feira (22), as vistorias vão acontecer nor bairros da Vila Ferroviária, Jardim Iguatemi e Altos do Pinheiros, além do Condomínio Damha I. A nebulização será iniciada no Jardim Dom Pedro I. 

O fumacê estará vai circular nesta terça-feira (22)
 pelo Jardim Santa Lúcia pela manhã e pelo Carmo, à noite.

 

"Os serviços voltados para a contenção da epidemia de dengue foram intensificados pela Prefeitura de Araraquara por conta do crescimento do número de casos na cidade. O trabalho consiste em bloqueio aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças como zika, chikungunya e febre amarela, além de orientações de prevenção", esclareceu a prefeitura de Araraquara. 


A Prefeitura ainda destacou que em metade das visitas realizadas o trabalho não é concluído por falta de autorização para entrada. "Vale destacar que 80% dos criadouros de dengue estão nas residências. Em média, são visitadas 30 mil casas por mês. Em metade delas o trabalho não é concluído por falta de autorização para a entrada. As equipes inclusive fazem horário estendido (noturno) e plantões aos sábados". 

 

Descarte de lixo, denúncia e sintomas da dengue

O descarte irregular de lixo, resíduos sólidos, volumosos (sofás, poltronas e colchões) e queimadas em área urbana e rural causam danos à saúde e ao meio ambiente. A denúncia aos órgãos oficiais pode ser feita pelo telefone 0800 770 1595.

 

Os sintomas de dengue são febre, dor no corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e manchas pelo corpo. No momento em que o paciente procurar o atendimento, ele deve levar RG, Cartão SUS e um comprovante de endereço com CEP.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90