Araraquara Agora Publicidade 728x90
08/04/2022 às 13h44min - Atualizada em 08/04/2022 às 13h44min

Professores teriam sido obrigados a dar banho e trocar alunos em Araraquara, afirma vereador

Professores teriam se recusado a seguir a orientação de dar banho ou trocar alunos

Professores da Educação Infantil de todas as unidades teriam sido orientados a deixarem a sala de aula para dar banho ou trocar o aluno no momento em que fosse necessário. Pelo menos é o que afirma o vereador Rafael de Angeli (PSDB). 

O parlamentar protocolou um requerimento na Câmara pedindo informações para a Prefeitura de Araraquara sobre as novas tarefas atribuídas aos professores dos Centros de Educação e Recreação (CERs). Segundo o vereador, os CERs do município sempre distinguiram os servidores responsáveis por ministrar as aulas e atividades educacionais, os professores, dos funcionários encarregados das atividades relacionadas à higiene das crianças, que são os agentes educacionais.

“Na mais recente reunião pedagógica, ocorrida nos dias 2 e 3 de março, os professores da educação infantil de todas as unidades foram surpreendidos com uma orientação verbal vinda da Secretaria de Educação de que, a partir daquela data, todo professor deveria deixar sua sala de aula para dar banho ou trocar o aluno no momento em que fosse necessário”, afirmou Angeli.

De acordo com ele, a estratégia é incoerente, pois consiste em alocar um funcionário da unidade, agentes operacionais ou educacionais, para vigiar as salas enquanto os professores realizam as atividades mencionadas, e, nesse período, o conteúdo programado para a aula ficará interrompido, o que certamente compromete a qualidade do ensino e da aprendizagem.

O vereador afirma que, nos dias de vigência da ordem, alguns professores se recusaram a dar banho ou trocar alunos e teriam sido ameaçados com a abertura do Processo Administrativo Disciplinar (PAD). “Por qual motivo os professores dos CERs estão sendo orientados a realizarem atividades que não fazem parte de suas atribuições legais?”, questiona Angeli. O parlamentar também indagou o motivo dos agentes operacionais ou educacionais não auxiliar em emergência que levem à necessidade de banho ou troca de alunos. 

Sobre a afirmação feita pelo vereador e a suposta ameaça, a prefeitura de Araraquara foi procurada, mas não retornou ao questionamento da equipe de jornalismo até publicação da matéria. Em caso de resposta, o texto será atualizado. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90