Araraquara Agora Publicidade 728x90
28/04/2022 às 12h18min - Atualizada em 28/04/2022 às 12h18min

Quase 300 presos de Araraquara são inscritos na Olímpiada de Matemática

Reeducandas e Reeducandos estão nos Centros de Ressocialização Feminino e Masculino e na Penitenciária de Araraquara.

Divulgação

Quase 300 presos das unidades de Araraquara foram inscritos na 17ª na 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A informação foi divulgada nesta terça-feira (26) pela assessoria de comunicação da SAP (Secretaria da Administração Penitenciária). 

De acordo com o divulgado, no total a Coordenadoria da Região Noroeste (CRN) inscreveram 3.804 reeducados na Olímpiada. "O número representa um aumento de 15% na quantidade de inscritos esse ano em relação a 2021, quando 3.306 presos estavam aptos a disputarem a maior competição científica do país", revelou a SAP. 

Do total de inscritos neste ano, 1440 presos são de 12 unidades de Ribeirão Preto e região. Entre o número, estão 287 reeducandas e reeducandos dos Centros de Ressocialização Feminino e Masculino e da Penitenciária de Araraquara.

"Com o objetivo de preparar as pessoas privadas de liberdade para o retorno à vida em sociedade, a SAP e a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) vêm estimulando, cada vez mais, os reeducandos a participarem da Olímpiada de Matemática. Detentos que não possuem formação escolar podem, inclusive, concluir os estudos enquanto cumprem pena. [...] Isso é possível graças às escolas vinculadoras instaladas dentro dos presídios, que oferecem formação dos ensinos Fundamental e Médio. Os reclusos também participam de cursos de línguas, profissionalizantes e do Ensino Superior", destacou a assessoria da SAP. 

A Olímpiada

A Olimpíada é dividida em duas fases. A primeira etapa, em que os participantes fazem uma prova objetiva de 20 questões, ocorrerá em 7 de junho. A lista de aprovados será divulgada em 2 de agosto. Composta por uma prova discursiva e seis perguntas, a segunda fase da Obmep está agendada para o dia 8 de outubro.

As avaliações são preparadas de acordo com o grau de escolaridade do aluno: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio). Os estudantes que se destacarem no torneio são premiados com medalhas de ouro, prata e bronze, conforme a classificação. Há, ainda, menções honrosas que são concedidas a milhares de participantes da disputa nacional.  

Destaques

Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a Obmep é uma realidade no sistema prisional paulista desde 2012, quando passou a ser aplicada nas unidades penais do estado. Na edição de 2017, um presidiário colombiano, que cumpria pena na Penitenciária “Cabo PM Marcelo Pires da Silva” de Itaí, faturou a medalha de ouro. Ele foi o primeiro preso na história do torneio a levar o prêmio máximo. Em 2018, dois detentos conseguiram prata e bronze. Já em 2019, outro preso da Penitenciária de Itaí, de origem francesa, foi condecorado com a insígnia de bronze.

 

2022: INSCRIÇÕES EM NÚMEROS
 

Unidade Prisional

Total de inscritos

 
 

CDP de Pontal

95

 

CDP ‘ASP Sandro Alves da Silva’ de Serra Azul

70

 

CDP de Taiúva

120

 

CPP de Jardinópolis

96

 

CR Araraquara Feminino

50

 

CR Araraquara Masculino

77

 

Penit. “Dr. Sebastião Martins Silveira” de Araraquara

160

 

Penitenciária de Franca

150

 

Penitenciária de Guariba Feminina

171

 

Penitenciária Masculina de Ribeirão Preto

146

 

Penitenciária I de Serra Azul

190

 

Penitenciária II de Serra Azul

115

 

TOTAL

1.440

 

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90