24/06/2020 às 13h43min - Atualizada em 24/06/2020 às 13h43min

Postos de saúde voltam a fazer consultas de rotina e a atender em horário normal a partir de 1º de julho

O Comitê de Contingenciamento do Coronavírus de Araraquara definiu que a partir de 1º de julho, volta ao normal o horário de atendimento nos seis Centros Municipais de Saúde que funcionavam até as 20 horas desde o início da quarentena, em 23 de março. São as unidades do Jardim América, do Selmi Dei I, da Vila Xavier, do Santa Angelina, do Melhado e do Jardim Iguatemi.

Estas unidades passaram então a atender pacientes sem agendamento, incluindo pacientes com sintomas gripais e do novo Coronavírus, justamente para ampliar o atendimento da demanda espontânea e evitar a superlotação das UPAs.

Segundo a prefeitura, com a organização da assistência em Saúde, incluindo a abertura do polo de triagem e atendimento na UPA da Vila Xavier, a demanda nestes postos no período da noite teve um redução significativa no decorrer das últimas semanas, ao mesmo tempo em que aumentou o número de casos positivados.

Dessa forma, os postos voltam a atender das 7 às 16 horas, e as equipes que atuavam nestes locais no horário estendido vão fortalecer o serviço de bloqueio e orientações diárias que é prestado aos positivados e seus comunicantes.

Consultas e exames

Também através do Comitê, a Secretaria Municipal da Saúde decidiu que a partir de 1º de julho, retoma os serviços de consultas, de exames especializados e os programas da rede básica. Essa flexibilização dos serviços da saúde será feita de forma gradual e por agendamento, para se evitar aglomerações e garantir a segurança dos pacientes atendidos e dos servidores municipais.

Também foi deliberado pelo Comitê, em conjunto com o Sismar, que a Secretaria Municipal da Saúde vai submeter a testes rápidos para Coronavírus os servidores municipais que fazem atendimento ao público, começando pelo Paço Municipal, que retomou o atendimento presencial no dia 8 de junho, por agendamento, e também pelos servidores que atuam na Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.  Será a extensão da testagem dos servidores municipais, que começou pelas equipes da área da Saúde e da área da Segurança.

O Comitê reforça que o isolamento social continua sendo o principal fator de controle da doença e deve ser respeitado. Mas, quando se torna inevitável sair de casa, a recomendação é que todos usem máscara de proteção que cubra totalmente a boca e nariz e que esteja bem alinhada ao rosto. A higienização constante das mãos também continua sendo essencial. Os idosos e demais pessoas que fazem parte do grupo de risco da doença devem permanecer em suas casas, em isolamento social.

Situação Epidemiológica

 Araraquara registrou mais 26 casos confirmados de Coronavírus nesta quarta-feira, dia 24 de junho. Portanto, o município possui hoje 789 casos notificados da doença.

Aguardam resultado de exames 120 amostras. Do total de confirmados, 146 permanecem em quarentena e 633 já saíram.

 Hoje, 28 pacientes estão internados. Destes, 17 estão em enfermaria – 5 suspeitos e 12 casos confirmados. E 11 pacientes confirmados estão em UTI.  Do total de 28 internados, 23 são moradores de Araraquara e 5 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

 Foram notificados, até o momento, 10 óbitos decorrentes de Coronavírus e um caso suspeito. Trata-se de um homem com 67 anos, com comorbidades, que faleceu na última segunda-feira. O caso espera resultado de exame.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »