Araraquara Agora Publicidade 1200x90
Araraquara Agora Publicidade 728x90
30/06/2020 às 20h20min - Atualizada em 30/06/2020 às 20h28min

Dois mil idosos farão testes de coronavírus em postos de saúde de Araraquara

Por Rian Fernandes

Em Araraquara dois mil testes serão feitos em idosos para fazer uma amostragem da situação do grupo, que é considerado de risco em relação ao coronavírus. O anúncio do procedimento foi realizado na noite desta terça-feira (30), pela secretária de Saúde, Eliana Honain, no "Canal Direto", programa da Prefeitura de Araraquara.

De acordo com a secretária de Saúde, a ação ocorrerá em unidades de Saúde dos bairros que possuem o perfil da população mais idosa de Araraquara. Entre os locais mencionados estão o Jardim Santa Lúcia, Vila Xavier, Paulistano e Santa Angelina. Vale ressaltar ainda que, conforme explicado, Carmo, São José e São Geraldo também poderão ser utilizados por meio das principais vilas. 

Leia também:

Prefeitura é condenada a indenizar crianças pela morte da mãe, vítima de negligência

Araraquara perdeu quase mil postos de trabalho somente em maio

Araraquara confirma 32 casos e soma 954 contaminados pelo coronavírus

Os testes serão feitos de segunda a sexta-feira, pela manhã, das 7h até 8h, pois a partir das 8h30 precisa ser feito o recolhimento das amostras para envio aos laboratórios. Para a ação, agentes de Saúde vão ligar e procurar pessoas para realizar as coletas de sangue venosas. Conforme a secretária, uma ficha precisará ser preenchida. 

Ainda segundo Eliana Honain, os idosos não podem ter nada, nem ao menos, gripe. "A gente quer saber se ele [idoso] já teve contato ou não e saber também qual é a suscetibilidade que Araraquara tem ao vírus", comentou ela sobre os como as testagens, que formarão um inquérito sorológico, serão relevantes. 

Durante a coletiva, Eliana também esclareceu que para que as flexibilizações comecem a ser dispensadas, pelo menos 20% da população já teria que ter tido contato com o coronavírus. Por enquanto, dos que já foram testados em Araraquara, apenas 1% tiveram proximidade.

Com isso, segundo a secretária de Saúde, o único caminho é ficar em casa, com o isolamento social. "Fique em casa, não tem alternativa", destacou. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90