Araraquara Agora Publicidade 728x90
26/09/2022 às 12h19min - Atualizada em 26/09/2022 às 12h19min

Obras da Ponte dos Machados devem ser retomadas nesta semana, segundo Prefeitura

Prefeitura divulgou na última sexta-feira (23) detalhes sobre os trabalhos na obra

Os trabalhos na Ponte dos Machados devem ser retomados nesta semana Araraquara após uma reunião com a empresa responsável. A próxima fase da construção será a quarta e última, segundo a prefeitura, com instalação das peças pré-moldadas para a conclusão do projeto. Agora, um aditivo do contrato será publicado pelo Governo do Estado de São Paulo, prevendo mais 180 dias de obras. 

Conforme divulgado pela Prefeitura de Araraquara, desde a semana retrasada o Executivo analisava uma solicitação de reequilíbrio de preço da obra apresentada pela empresa. Em uma reunião que foi realizada nesta quinta-feira (22), a contraproposta da administração municipal foi aceita. A Prefeitura de Araraquara diz ter encontrados adversidades e dificuldades técnicas no projeto desde a assinatura da ordem de serviço, como a necessidade de uma intervenção da CPFL para remoção de fiação e depois da Cutrale, com retirada de seus dutos, além do período de chuvas e o reajuste solicitado pela empresa. 

"Essa obra é resultado de convênio com o Estado, no valor de R$ 2.1 milhões, e somente uma pequena parte é recurso próprio do município. Então todas as tratativas, de mudança na obra, readequação, tudo isso é feito em conjunto com o governo do Estado. Diante de todas as dificuldades, a Prefeitura se empenhou e conseguimos entrar em consenso com a empresa, encontrar um reequilíbrio possível para que ela possa retomar com mais afinco a execução da obra, porque sabemos o quanto ela é importante para a comunidade e para a região", destacou Juliana Agatte, secretária municipalde Governo, Planejamento e Finanças.

A previsão é que nesta semana a empresa coloque novamente as equipes e máquinas pelo local. Conforme divulgado pela prefeitura o projeto prevê uma nova estrutura que terá 25 metros de comprimento e 13 metros de largura, sendo 7 metros mais longa e 4 metros mais larga que a atual (de 18m x 9m). Além disso, a nova ponte será 1,10m mais alta. Também haverá faixa lateral para passagem de pedestres e ciclistas.

Vale lembrar que a obra da Ponte dos Machados é uma das obras atrasadas na cidade, assim como a nova sede do Corpo de Bombeiros. Alguns prazos de entrega já chegaram a ser divulgados, mas até agora a obra não foi concluída. 


A novela da Ponte dos Machados

A obra da Ponte dos Machados é assunto na cidade há aproximadamente três anos, desde janeiro de 2020, quando foram identificados danos estruturais no local. 

No dia 2 de julho 2021 o governo estadual assinou o convênio para a construção da nova ponte, com prazo estimado de 180 dias para a construção. No dia 12 de novembro do mesmo ano, o prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), divulgou que a previsão era que a obra fosse terminada no primeiro semestre de 2022. 

"
A nova ponte será mais alta que a atual, aumentando a vazão do Córrego do Ouro. Será uma estrutura totalmente moderna. O projeto também inclui uma ciclovia. A previsão de término é para o primeiro semestre de 2022", divulgou o prefeito de Araraquara no dia 12 de novembro de 2021 após uma reunião com moradores da região.

Em janeiro de 2022 a segunda etapa das obras foi iniciada, porém ainda assim a obra atrasou. No dia 2 de agosto a prefeitura de Araraquara divulgou um novo prazo para entregar a nova Ponte dos Machados: o mês de novembro. Porém, agora, o aditivo do contrato que será publicado prevê até mais 180 dias de construção no local.

Vale lembrar que durante esse tempo, a obra da ponte chegou a ser até mesmo alvo de fiscalização do
 Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), entrando em um relatório de construções paralisadas. "Todas as Prefeituras e órgãos estaduais serão notificados pelo TCESP a corrigir e prestar esclarecimentos detalhados sobre cada caso. Os valores das obras paralisadas que foram vistoriadas serão divulgados somente após a consolidação total dos dados", mencionou o TCESP em outubro de 2021. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araraquara Agora Publicidade 1200x90